5 fotos do Galo da Madrugada Antigamente – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

5 fotos do Galo da Madrugada Antigamente

Rafael Dantas

113

Apontado pelo Guinness World Records como o maior Bloco de Carnaval do Mundo, o Galo da Madrugada promoveu o seu primeiro festejo no ano de 1978. O crescimento da quantidade de foliões fez o bloco e o percurso irem mudando ao longo dos anos. Consolidado com o maior destaque do Carnaval pernambucano, este ano, o Galo – que já foi homenageado em alguns desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – desfilará até pelas ruas em São Paulo.

“Com o objetivo de reviver antigos carnavais de rua, ajudando a manter a tradição e contrabalançando o predomínio dos bailes carnavalescos dos clubes sociais do Recife, um grupo de amigos, liderados pelo empresário Enéas Freire, resolveu criar, em dezembro de 1977, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada. O nome surgiu porque O Galo deveria sair no sábado de Carnaval, de madrugada, antes da abertura do comércio no centro da cidade”, afirmou Virgínia Barbosa, da Fundaj, no artigo O Galo da Madrugada.

Confira as fotos abaixo e um vídeo do bloco no ano de 1986.


.

Primeiro desfile do Galo, em 1978 (Acervo Galo da Madrugada)

Relato do site do Galo da Madrugada sobre o primeiro ano da folia do bloco mais famoso do mundo: “Em 4 de fevereiro de 1978, cerca de 75 pessoas fantasiadas de almas penadas percorreram as ruas do bairro de São José, área central do Recife. Com seus sacos de confetes e serpentinas, elas foram acompanhadas por uma orquestra de Frevo composta por 22 músicos. Nascia assim o Clube das Máscaras o Galo da Madrugada, que despertava antes do comércio, ao nascer do sol”.
.
Desfile do Galo, em 1978, em frente ao Cinema Moderno

De acordo com o historiador Marcelo Martins Ianino, “o objetivo principal dos fundadores do bloco era o de reviver as tradições dos antigos carnavais de rua da cidade do Recife, através de manifestações espontâneas e populares, unindo clubes de frevo e grupos de mascarados. (…) O bloco de carnaval caiu no gosto popular e preencheu uma lacuna importante no carnaval de rua do Recife no final da década de 1970.5 Ano após ano, muitos foliões foram aderindo ao desfile do Galo da Madrugada, que ocorre sempre aos sábados de Zé Pereira, abrindo oficialmente o carnaval Pernambucano”.
.
Foto do primeiro desfile do Galo da Madrugada

.
Registro de Katarina Real da folia do bloco em 1989

.
Folia na Rua da Concórdia, em 1986

.
No vídeo abaixo, disponível no Canal do Galo da Madrugada, é possível ver o desfile no ano de 1986

.
*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

(Primeira versão do post publicada em 20 de fevereiro de 2020)

LEIA TAMBEM

Pernambuco Antigamente: 8 fotos para visitar o Carnaval do Recife nos anos 60

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon