Muito além dos moinhos e de Van Gogh - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Muito além dos moinhos e de Van Gogh

Revista algomais

Dos tempos da colonização holandesa em Pernambuco já lá se vão mais de 380 anos. A conexão histórica, e até certo ponto, afetiva desse período permanece principalmente na capital pernambucana, que ficou conhecida no passado como cidade Maurícia, em referência ao conde Maurício de Nassau. Hoje no Estado atuam várias empresas dos Países Baixos, mas o cônsul holandês Hugo Honijk quer fomentar novas parcerias comerciais com os players pernambucanos. O objetivo é modernizar a imagem do país europeu, que é mais conhecido pela tradição dos moinhos e por pintores do passado como Van Gogh e Rembrandt.

Poucos se dão conta de que algumas das multinacionais com operações no Estado são holandesas, como a Unilever, a AkzoNobel e a Heineken (que recentemente comprou a Brasil Kirin e a sua fábrica em Igarassu). Menos conhecida do grande público, a Van Oort, que realiza dragagem nos canais de Suape, também é dos Países Baixos.

Segundo Hugo Honijk, o consulado auxilia empresas holandesas, em geral de médio porte, interessadas em explorar o mercado local. Para fazer a conexão dos pernambucanos em direção ao país europeu, o consulado está promovendo o projeto Nave, que enviará seis empresas pernambucanas para a Dutch Design Week, uma das principais feiras de design do mundo. A iniciativa é das empresas Orbe e Borda (informações: cezar@orbelab.com e (81) 98132.8723).

Além dessa atuação que estimula a diplomacia econômica entre as duas nações, Honijk ressalta que há uma preocupação do país em rejuvenescer a sua imagem no exterior. “A Holanda é conhecida pelos tamancos, museus, tulipas. Mas somos referência em inovação, tecnologia e design. Toda a tradição segue sendo importante, mas queremos mostrar internacionalmente essa nova face holandesa mais moderna e tirar essa poeira sobre a imagem do país”, afirma. De acordo com o cônsul, a Holanda tem uma espécie de “Porto Digital” espalhado pelo país, fomentando diversas startups.

Também está no escopo de trabalho do consulado a promoção educacional, divulgando as opções de intercâmbio universitário. “Pretendemos promover a Holanda como um local para estudar. Existem bolsas e incentivos disponíveis e muito interesse dos pernambucanos”, afirma.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon