Com o objetivo de colher informações sobre o uso, a qualidade dos serviços e a possibilidade de regulamentação, o vereador Jayme Asfora inicia, amanhã (05.05), uma consulta pública na internet sobre o Uber, T81, entre outros. “Serão perguntas para avaliarmos de forma quantitativa e qualitativa, a relação da sociedade com esse novo sistema. A pesquisa quer saber, inclusive, que parâmetros deveriam ser levados em conta em uma possível regulamentação”, explica Asfora. Segundo ele, o formulário ficará disponível até o dia 20 deste mês e para acessar, basta clicar no link que estará disponível em sua página no Facebook (www.facebook.com/jaymeasfora).
Para o vereador, além da audiência pública que ocorre hoje (04.05), a sociedade precisa ser escutada de forma ampla sobre esse processo. “Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura fez uma consulta pública durante um mês que recebeu quase 6 mil sugestões, mostrando o envolvimento da população que esse tema atrai”, ressalta. Asfora acredita que a internet é o principal caminho para ampliar essa discussão. Entre as perguntas incluídas estão, por exemplo, se o cidadão é usuário ou não de taxi, de Uber, de outros aplicativos, entre outros; se acredita ou não que o uso do aplicativo deva ser regulamentado; faixa etária, nível de escolaridade; entre outros.
O vereador Jayme Asfora faz parte da Comissão criada na Câmara Municipal do Recife para tratar do tema na semana passada. Ele afirma que a circulação de carros vinculados aos aplicativos já se tornou uma realidade no mundo todo e não é possível ignorar os fatos. “É preciso encontrar soluções para esse impasse que, infelizmente, está desaguando em casos de violência que não podem se repetir. Nada se resolve no grito”, conclui Asfora.