O sócio de consultoria da Deloitte Edson Cedraz trouxe ao seminário do Instituto Brasileira de Executivos de Finanças (IBEF) a palestra “Os desafios das reduções de custos e ganhos de produtividade”. Em um período prolongado de redução do dinamismo da economia, a capacidade de reinvenção das empresas foi apresentado como o grande desafio para sobreviver no mercado. O evento aconteceu hoje (09) no Mercure Recife Mar Hotel.
“Ter uma boa marca e uma cartela de clientes não é o suficiente para atravessar a crise. É preciso ser capaz de reagir. Quem sobrevive não é o mais forte, mas o que tem capacidade de fazer mudanças”, afirma o consultor.
Edson Cedraz apresentou em primeira mão uma pesquisa da Deloitte sobre como as empresas pretendem enfrentar o momento adverso. A principal readequação é a reestruturação na área de treinamento (43%), seguida pelo redução de quadro (36%). Apenas 2% delas sinalizaram que não farão redução de quadro.
Sobre as perspectivas para o ano de 2016, o setor mais pessimista é o de “bens e consumo”, enquanto que o mais otimista seria o “setor de saúde”.
Edson Cedraz é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1998) e pós-graduado em Análise de Sistemas pela Fundação Visconde de Cairú, possui anos de experiência profissional concentrada em Auditoria Interna e Gestão dos Riscos empresariais, em termos estratégicos e operacionais.
O IBEF é uma instituição com o objetivo de congregar executivos de finanças, promovendo relacionamento profissional e social, e proporcionando aprimoramento técnico