O festival Janeiro de Grandes Espetáculos, que completará três décadas em 2024, acontece de 9 a 31 de janeiro com uma programação diversificada que inclui teatro, dança, circo e música. Ao todo serão 91 atrações. A programação está disponível no site festivaljge.com.br e além do Recife, a maratona cênica alcançará as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Goiana, Serra Talhada, Limoeiro e Petrolina.
Serão apresentadas 11 peças teatrais de várias cidades do Brasil, como Retratos Imorais, solo do baiano João Guisande, com texto de Ronaldo Correia de Brito; Cúmplices (Salvador/Recife); Babilônia Tropical: A Nostalgia do Açúcar (São Paulo); Histórias de Lua e Sol (Guarabira – PB); Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos (João Pessoa); Agreste (João Pessoa); Noite de Mistério (São Paulo); Isto Também Passará, Antes que Eu Morra (Brasília); Novos Velhos Corpos 50+, de Porto Alegre e Uma Noite em Ritmo Quente (Fortaleza). Nessa Mesa de Bar (Rio de Janeiro), uma homenagem a Reginaldo Rossi, leva aos palcos a homenageada do JGE Fabiana Karla e Leandro da Mata.
Cinco países serão representados pelas montagens Cartas d’Abril (Portugal), Tranquilli!!! (Itália), Ária (Portugal), Sertão do Mar (França) e Violinista Europeu Tocando Músicas Europeias e Brasileiras (Eslováquia). A edição contará com várias estreias locais, como Ânim@ – Do Pão ao Pão (Anexo Bando de Teatro), E se Anne Frank…(Teatro do Amanhã) e Marginalha (Coletivo Grão Comum).
Dança, circo, música e infantis
A programação musical contará com shows de artistas como Lia de Itamaracá (homenageada do festival), Karynna Spinelli, Geraldo Maia, além de Maciel Salu e Lucas dos Prazeres. Em dança, destacam-se o III Festival de Pole Dance de Pernambuco e a montagem Berlim, estreia do bailarino Dielson Pessoa. Em circo, o destaque é Cabaré Janeiro de Palhaças, espetáculo de variedades circenses. Entre as 12 montagens infantis, serão apresentados grandes sucessos, como Os Saltimbancos, Aladdin – O Musical, Alice no País das Maravilhas, Seu Sol Dona Lua, O Dia em que a Morte Sambou e As Aventuras de Simba.