A exposição fotográfica “Os Vasos e o Oleiro – Ceramistas de Tracunhaém – Memória Visual da Arte Popular” apresenta em 50 imagens a beleza plástica e pictórica da cerâmica utilitária produzida pelos oleiros da cidade de Tracunhaém, situada na região da mata norte de Pernambuco. As fotografias capturadas pelo jornalista Júlio César de Araújo estarão em exibição no Museu Regional de Olinda (MUREO) de 3 de maio a 2 de junho, como parte da Semana Nacional dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Localizada em uma casa de estilo colonial, construída entre 1745 e 1749, que anteriormente serviu como residência episcopal, o MUREO abriga um rico acervo de móveis, louças, pinturas e outros objetos de arte. Os visitantes poderão apreciar as imagens na Sala Laura Nigro do museu, enquanto ouvem em formato de podcast as entrevistas realizadas por César com os oleiros, permitindo uma imersão completa nas obras e na cultura local. A mostra recebeu o incentivo da Lei Paulo Gustavo no edital Ações Criativas do Governo de Pernambuco.
Julio Cesar, que também é o curador da exposição, ressalta a importância do benefício para a realização do projeto. “O trabalho dos oleiros tem uma representatividade marcante na vida social do Brasil, sobretudo na historicidade mundial, aqui em Pernambuco as olarias são verdadeiros santuários dessa arte milenar resistente e significativa para a cultura humana, o apoio da Lei Paulo Gustavo para a sustentabilidade de ações de valoração e valorização das artes é fundamental para todas as classes artísticas”.
A exposição retrata a rusticidade das olarias e dos oleiros em atividade, assim como suas cerâmicas em forma de jarras, quartinhas, panelas, filtros e outros objetos. As fotografias convidam a um reencontro afetivo com os artefatos de barro, destacando seu valor social, econômico e cultural, e buscando transmitir esse conhecimento às novas gerações. O projeto “Os Vasos e o Oleiro” ressalta a cerâmica utilitária como uma arte presente nas práticas religiosas de matrizes africanas e indígenas, além de sua importância na gastronomia tradicional regional e na ambientação arquitetônica. Tracunhaém, reconhecida como a Capital Estadual do Artesanato de Barro, destaca-se como um dos principais centros de produção de cerâmica do país, conhecida nacional e internacionalmente pela diversidade estética de seus artistas.
Serviço:
Exposição fotográfica: Os Vasos e o Oleiro – Ceramistas de Tracunhaém – Memória Visual da Arte Popular.
Local: Museu Regional de Olinda ( MUREO)
Endereço: Rua do Amparo,128, – Amparo -Olinda – PE.
Quando: De 03 de maio a 02 de junho.
Aberto: Terça a Sexta – 09h às 17h – Sábado e Domingo 14h às 17h.
Acesso: gratuito