Inadimplência recua em Pernambuco, segundo pesquisa da Fecomércio-PE – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Inadimplência recua em Pernambuco, segundo pesquisa da Fecomércio-PE

Revista algomais

113

A inadimplência em Pernambuco voltou a recuar, atingindo o menor valor em 21 meses. Apesar disso, o estado ainda conta com 425.477 pessoas endividadas, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE). Em maio, o número de endividados permaneceu em 81%, semelhante à média nacional de 78,8%. Entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, 19,4% declararam que não conseguirão pagar suas dívidas no próximo mês.

A pesquisa da Fecomércio-PE revelou que 29,1% das dívidas estão em atraso, o que representa 153.133 inadimplentes. O recuo da inadimplência é positivo, pois incentiva a quitação de dívidas e libera crédito aos consumidores. O principal tipo de endividamento é o de cartão de crédito, que atinge 93,6% dos endividados, devido à facilidade de acesso e ampla aceitação para compras de maior valor.

Apesar do recuo, o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, destaca alguns pontos de alerta do cenário econômico. “A estabilidade no número de endividados em Pernambuco em maio esconde um dado alarmante: 29,1% das dívidas estão em atraso, refletindo uma alta inadimplência. Com o desemprego em alta, conforme revelado pelo IBGE, é possível existirem reflexos danosos no índice de inadimplência. Muitos consumidores evitarão contrair novas dívidas, mas a incapacidade de pagar as já existentes persiste”.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon