Em sua 3ª edição, o projeto Mamulengo em Tecnovívio continua a fomentar a inclusão digital de brincantes mamulengueiros em Pernambuco. Neste sábado (20), a programação da mostra online Mamulengando Pernambuco apresentará uma seleção de curtas-metragens produzidos na última oficina do projeto. As exibições, com acessibilidade em LIBRAS, estarão disponíveis às 16 horas no canal da Armorial Produções Culturais no YouTube.
Os filmes, criados pelos próprios brincantes com seus celulares, retratam suas vivências e universos ficcionais. A mostra marca o encerramento do projeto idealizado por Alex Apolonio, mestre em Artes Cênicas pela UFRN, artista da cena, pesquisador em cultura popular, produtor cultural e apaixonado pelo teatro de bonecos. Nos últimos três anos, Apolonio tem promovido a pesquisa, formação e fomento da comunidade mamulengueira pernambucana.
“A ideia do projeto surgiu durante a pandemia, em 2020, quando as ferramentas digitais eram as únicas opções de trabalho. Questões como alfabetização e inclusão digital impediam muitos brincantes mamulengueiros de continuar na brincadeira de forma virtual”, explica Apolonio, que também é mamulengueiro.
O projeto é incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura FUNCULTURA, e conta com a parceria da Casa dos Saberes da Cultura Popular – CASACUPO de Glória do Goitá (Mata Norte).
SERVIÇO:
Mostra audiovisual Mamulengo em Tecnovívio
Armorial Interações Culturais – YouTube
16 hrs