A soma dos sumos – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

A soma dos sumos

* Paulo Caldas

Ao citar Alberto da Cunha Melo no título deste comentário, o escriba se confessa motivado em associar as harmonias do talento do poeta-símbolo da Geração 65 da literatura pernambucana, ao alinhar das letras concebidas pela professora poeta Flávia Suassuna, ícone no trato da língua-mãe nesta terra dos altos coqueiros.

Tal como no livro“A soma dos sumos”, de Alberto, Editora José Olympio (1983), o tom reflexivo em“Desenho do Tempo”, de Flávia, permeia entre retas e curvas, formas esquadrinhadas marcadas por traços rígidos, obedientes à elogiável sublimação da síntese.

Predominantes na poesia cotidiana,aqui e alhures, as linhas do intimismo aqui cedem espaço à visão universal, sem o rebuscar estético, e configuram recados existenciais objetivos,riscados por Flávia com o exitoso manuseio de régua e compasso.

A soma dos sumos está presente ainda no bem cuidado projeto visual, a partir da diagramação de Zeca Lemos, composição de capa de Elizeu Saraiva e das ilustrações com aquarelas de Edu Lima. A produção é da Rede Solidária e impressão gráfica da editora Livro Rápido. Os exemplares podem ser adquiridos com a autora pelo WhatsApp 992964309.

*Paulo Caldas é Escritor

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon