Os recifenses e visitantes terão boas opções culturais neste fim de semana. O museu Murillo La Greca promove a ação Permuta Cultural e show do cantor pernambucano Barro. O Paço do Frevo discute cutlura negra no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá. O Olha! Recife percorre o Circuito do Baobá e o Morro da Conceição. A Ação Social no Sítio completa seis anos.
Murillo La Greca promove Permuta Cultural e show de Barro
Com o objetivo de incentivar trocas artísticas e afetivas, o Museu Murillo La Greca promove o Permuta Cultural. O evento ocorre neste sábado (30), a partir das 15h, no jardim do centro cultural mantido pela Prefeitura do Recife. Além do escambo, o local vai contar com uma radiola de fichas e show do cantor pernambucano Barro.
As permutas podem envolver trabalhos artísticos (pinturas, esculturas, desenhos, ilustrações), produtos manufaturados, serviços (massagens, tatuagens), objetos pessoais (discos, livros, DVDs), entre outras possibilidades. Trocas em dinheiro não serão permitidas. A ação planeja desconstruir a ideia de um comércio artístico que se baseie apenas na lógica monetária.
Serviço
Permuta Cultural – com show de Barro
Sábado, 30 de novembro, às 15h
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife - PE
Informações: producao.lagreca@gmail.com
Paço do Frevo discute cultura negra e promove estreia de agremiação
Em diálogo com a Mês da Consciência Negra, o Paço encerra o novembro com um Observatório do Frevo itinerante no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá. Localizado em Olinda, no único terreiro de Nação Xambá na América Latina e território do primeiro quilombo urbano do Brasil, o Centro Cultural acolherá o programa de pesquisas do Paço do Frevo, com uma roda de diálogos sobre "Diversidades e Culturas Negras".
O encontro ocorre neste sábado (30), às 15h, com acesso gratuito, e conta com a participação de Marileide Alves (Quilombo da Xambá), Karen Aguiar (Maracatu Leão Coroado) e Edson Vogue (Guerreiros do Passo/House of Guerreiras), que falarão de suas experiências e vivências com o tema.
Já no domingo (1º), inaugurando a programação de dezembro e celebrando os novos ciclos que estão por vir, o tradicional Arrastão do Frevo terá, pela primeira vez, a participação de uma agremiação iniciante. Criada pelo professor e passista Otávio Bastos, a TCM Mexe Com Tudo surgiu a partir de desdobramentos das ações da Escola de Dança do Paço, por meio do curso parceiro de "Frevo Cinquentão", ministrado por Otávio. Caracterizado pelo improviso e ludicidade na dança, o "cinquentão" é uma das modalidades clássicas do frevo.
A alta procura pelo curso resultou em uma base regular de alunos formados, que, juntos ao professor, decidiram sair mascarados em um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife.
A iniciativa dialoga com as ações de formação e salvaguarda do Paço do Frevo, que promove não apenas de preservação mais a renovação do Patrimônio Imaterial. O Arrastão é gratuito tem concentração às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção ao Paço do Frevo.
Serviço
Observatório do frevo: diversidades e culturas negras
30/11, 15h | Acesso gratuito.
Centro Cultural Xambá, em Olinda.
Arrastão do frevo: TCM Mexeu com Tudo
01/12, 16h | Acesso gratuito
Concentração 15h30, no Marco Zero.
Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programação
Recife celebra Dia Nacional e Municipal do Samba
A capital pernambucana celebra um dos gêneros musicais mais representativos da cultura nacional. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, dois eventos vão marcar o Dia Nacional e Municipal do Samba. Na segunda (2), o Pátio de São Pedro recebe Belo Xis e Wellington do Pandeiro. No coração do bairro de Santo Antônio, o tradicional Pagode do Didi será programação especial em celebração à data e a seu criador - Vlademir Ferreira, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
“Para nós, é uma alegria muito grande manter viva essa tradição, em uma das cidades brasileiras que mais consome samba no país”, destaca Belo Xis, homenageado do Carnaval do Recife 2019. Além dele e Wellington do Pandeiro, sobem ao palco, a partir das 19h, Carla Rio, Ramos Silva, Ana Xis, Luíza Pérola, Ely Peroais, Leno Simpatia, Cibely Alves, Gracinha do Samba, entre outros.
Considerado o quartel general do samba no Recife, o Pagode do Didi já recebeu a presença de importantes nomes nacionais, a exemplo de Bezerra da Silva, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. Também ali surgiram e passaram boa parte dos melhores talentos do estilo, em Pernambuco. O espaço é mantido na rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio (por trás dos Correios), desde 1981, por Vlademir Ferreira, o seu Didi.
Durante a semana, ocorrem rodas de samba às segundas, quintas e sextas, abertas ao público. No dia da grande celebração ao mais brasileiro dos ritmos, uma estrutura especial estará montada para receber a primeira reunião musical de bambas, a partir das 17h.
Seu Didi será homenageado por nomes como Lucinha Guerra, Nanau Nascimento, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Manoelzinho da Gigante, Flávio Araújo, Barata do Cavaco, Everton GG, Cris Galvão, China Sambay e Taiguara Borges - representante da nova geração. Ademir Araújo vai mostrar que além do frevo é bom com samba de gafieira - o maestro Formiga, como também é conhecido, apresenta uma composição do gênero na Ulhôa Cintra.
Com dois discos lançados, o grupo Terra completa 27 anos de carreira em dezembro. O atual sexteto já abriu shows de Almir Guineto, Lecy Brandão, Jorge Aragão, Jovelina Pérola, entre outros grandes nomes do samba. Nesta segunda, o Terra encerra a noite de celebrações ao samba e a seu Didi.
Serviço
Dia Nacional do Samba no Recife - Segunda, 2 de dezembro
Local: Pátio de São Pedro
Horário: a partir das 19h
Atrações: Belo Xis, Wellington do Pandeiro, Carla Rio, Ramos Silva, Ana Xis, Luíza Pérola, Ely Peroais, Leno Simpatia, Cibely Alves, Gracinha do Samba e muito mais.
Dia Nacional do Samba - Homenagem a Didi
Data: 2 de dezembro - segunda-feira
Local - Pagode do Didi - rua Ulhoa Cintra - Santo Antônio
Horário - 17h
Atrações - Rodas de samba do Pagode do Didi, convidados especiais e apoteose com o Grupo Terra
Sítio Trindade comemora seis anos da Ação Social
Há seis anos, o projeto Ação Social no Sítio tem trabalhado para despertar na comunidade o sentimento de pertencimento ao espaço e oferecido serviços mantidos pela Prefeitura do Recife e empresas privadas. Neste sábado (30), a comemoração da data vem em forma de mais prestação de serviço à população.
A feira orgânica é a primeira atividade do dia, às 5h. Entre as 9h e o meio-dia, haverá ações de saúde com aferição de pressão, avaliação antropométrica e orientação de atividades físicas, massoterapia, testagem rápida de filariose, orientações sobre a saúde do homem, distribuição de preservativos e avaliação corporal de bioimpedância.
Haverá contação de história, aulão de zumba, exposição de artesanato, venda de roupas fitness, arte mahikari (imposição de mãos). Quem quiser cuidar da aparência, terá corte de cabelo e limpeza de pele gratuitos. Os amantes da leitura terão um cantinho especial para curtir sua paixão.
No local, também serão oferecidos informações e orientações sobre os serviços disponibilizados pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da cidade do Recife (SEPOD) e encaminhamento para vagas nos cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e empreendedorismo.
TURISMO E LAZER
Olha! Recife mostra a cidade para recifenses e visitantes
Neste sábado, o Olha! Recife apresenta o Circuito do Baobá, num tour de ônibus que começará às 14h, com saída da Praça do Arsenal. O roteiro é dedicado às árvores originárias do continente africano, que podem chegar até 30 metros de altura e viver centenas de anos. O Circuito dos Baobás integra as homenagens ao Mês da Consciência Negra e vai levar os inscritos por baobás localizados no Recife e em Olinda. Entre os pontos visitados na Capital estão: a Praça da República; o bairro do Fundão, o Jardim do Baobá. Em Olinda, o grupo vai admirar o baobá do Carmo.
O início de dezembro é marcado pela festa do Morro da Conceição, um dos maiores eventos religiosos de Pernambuco. Por isso, no domingo, o Olha! Recife a pé terá um roteiro dedicado ao Morro, percorrendo a localidade, apresentando sua história e atrativos. O ponto de encontro é o Largo Dom Luiz, na esquina com a Avenida Norte, às 9h.
O Olha! Recife é gratuito, mas os participantes podem colaborar com doações que serão destinadas à instituições de caridade. Nesta semana, é solicitado doação de material de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonetes, fraldas geriátricas, sabão em pó e etc. As inscrições para os passeios podem ser realizadas a partir desta sexta-feira (29), pelo site www.olharecife.com.br.
SERVIÇO
Olha! Recife de ônibus
Tema: Circuito dos Baobás
Data: 30/11 (sábado)
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal
Olha! Recife a pé
Tema: Morro da Conceição
Data: 01/12 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Largo Dom Luiz (Avenida Norte)
MEIO AMBIENTE
Jardim Botânico do Recife e Econúcleo Jaqueira com atividades gratuitas e contato com a natureza
Os equipamentos ambientais da capital do Nordeste continuam a oferecer atividades recreativas nos finais de semana, e neste sábado (30) e domingo (1°) não será diferente. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou mais uma programação gratuita para o público que passar pelo Jardim Botânico do Recife (JBR) e pelo Econúcleo Jaqueira. São palestras, oficinas, caminhadas e apresentações musicais voltadas especialmente para as crianças, mas também abertas para os pais e responsáveis.
Confira a programação completa dos equipamentos ambientais da PCR
Jardim Botânico do Recife (JBR)
Sábado (30)
09h30 - Oficina de Expressão Corporal + oficina de improviso teatral
11h - Histórias cantaroladas
12h – Encerramento manhã
13h30 – Oficina de malabares
14h30 – Histórias cantaroladas
16h – Encerramento tarde
Domingo (1°)
09h00 – Caminhada ecológica “Na Trilha da Biodiversidade”
10h00 – O Meio Que Se Conta: contação de histórias “João Jiló e as aventuras DuPorto”
11h – Histórias cantaroladas
12h – Encerramento manhã
13h30 – Caminhada ecológica “Trilha Selvagem”;
14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “A árvore generosa ”
15h30 - Histórias Cantaroladas
16h - Encerramento tarde
Jardim Botânico do Recife
BR 232, km 7,5 - Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada gratuita
Econúcleo Jaqueira
Sábado (30)
Em manutenção (Fechado)
Domingo (1°)
09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Em cena verde com Astrogilda e Alcebíades (rádio Econúcleo)
11h – Oficina de malabares com Astrogilda
12h – Encerramento manhã
14h – Jogo da Memória Ambiental
15h - O Meio que se conta: contação de histórias “O morcego e a cabaça”;
16h - Em cena verde: Dom e a máquina do tempo
17h - Encerramento tarde
Econúcleo Jaqueira
R. do Futuro, 959 – Jaqueira
De quinta à domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita