A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão realizou uma solenidade para marcar a formatura da primeira turma de medicina do Programa Mais Médicos (PMM) em Pernambuco. Autoridades políticas locais que desempenharam papéis fundamentais na implementação da instituição de ensino estiveram presentes, incluindo a Secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, o prefeito Luiz (Mano) Medeiros, a Secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, o ex-Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e membros do Grupo Afya. O curso, oferecido desde 2018 em Jaboatão dos Guararapes, faz parte da iniciativa federal de ampliação de vagas de medicina no país. A formação visa suprir as necessidades locais em programas de residência médica, abrangendo áreas como ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica geral e cirurgia geral.
INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO
Além das homenagens aos políticos locais, a solenidade destacou o impacto positivo da instituição no município, incluindo a concepção do curso alinhada às demandas reais da saúde local, a implantação de bolsas de estudo, o programa de residência médica, a qualificação de preceptoria dos profissionais de clínicas, a alta qualificação dos professores e a reforma das unidades de saúde da região. O evento foi encerrado com uma palestra da médica pediatra e comunicadora em saúde, Ana Escobar, abordando o tema "Inovação e Responsabilidade na Formação Médica: Avanços de um Futuro Imediato". A doutora ressaltou o desafio atual dos novos médicos em lidar com o crescimento exponencial do conhecimento clínico, que duplica a cada dois meses no mundo.
Diretora geral da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson
“Esse é um momento de muita importância, é a oportunidade de refletirmos, avaliarmos tudo que foi realizado ao longo dos últimos seis anos. Essa parceria entre a academia e a gestão pública trouxe benefícios que nós já temos a certeza da transformação no município. É um momento de conquista, de celebração, que nos deixa energizados para um futuro ainda melhor”, destaca Vanessa.