Algomais é finalista do Prêmio Fiepe de Jornalismo em duas categorias - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Algomais é finalista do Prêmio Fiepe de Jornalismo em duas categorias

Revista algomais

O Prêmio Fiepe de Jornalismo 2023 anunciou os finalistas e a Revista Algomais está classificada com duas publicações, do repórter Rafael Dantas. A série de reportagens Desafios do Desenvolvimento de Pernambuco foi uma das três indicadas na categoria Impressa. Entre as matérias selecionadas na categoria Internet, a finalista é a série Uma década do Polo Automotivo de Goiana. A premiação é promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A série "Desafios do Desenvolvimento de Pernambuco" discutiu com especialistas de todo o Estado os principais problemas, potenciais e possíveis soluções para as quatro grandes regiões do Estado (Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife). Para a reportagem, a revista contou com o suporte de dados socioeconômicos levantados pelo gestor de pesquisas do IBGE, Romero Maia, além de entrevistas com acadêmicos e representantes empresariais e do poder público de cada região.

Já a Série "Uma Década do Polo Automotivo de Goiana", foi um projeto teve apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Meta Journalism Project, em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ). Uma década após o inicio das obras, o Polo Automotivo de Goiana promoveu grandes transformações na cidade sede, nos municípios do entorno e até na balança de exportações de Pernambuco. As reportagem produzidas pelo jornalista Rafael Dantas trouxeram olhares de especialistas de diferentes áreas, do Grupo Stellantis e dos moradores do município de tradição sucroalcooleira que virou o berço de uma das indústrias mais modernas do mundo no setor de produção de automóveis.

"Foram dois projetos de fôlego da nossa redação que apontaram avanços e também levantaram questionamentos sobre o desenvolvimento do nosso Estado. A diversidade de olhares contribuiu para uma análise mais ampla tanto dos entraves para um novo ciclo de desenvolvimento do Estado, como para a situação de transformação em curso dos municípios que estão na área de influência do polo automotivo liderado pela Stellantis, em Goiana. Em ambos, tive a edição caprichosa da nossa editora Cláudia Santos e o trabalho criativo do nosso designer Rivaldo Neto para desenhar as reportagens, além das capas de Henrique Pereira", afirmou o repórter Rafael Dantas. Na série sobre o pólo automotivo, o projeto contou ainda com fotos de Tom Cabral.

Os premiados serão conhecidos no dia 23 de novembro, em uma cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco.

Confira abaixo algumas das reportagens dos projetos finalistas.

Especial: Uma década do polo automotivo de Goiana

Desafios do Desenvolvimento do agreste passam pela questão hídrica e por preservação ambiental

Desafios para o Desenvolvimento do Sertão

Desafio do Desenvolvimento da RMR é o equilíbrio social e econômico

Desafio do Desenvolvimento da Zona da Mata pernambucana

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon