Exposição apresenta mais de 300 itens que destacam a contribuição de Ana Mae Barbosa para a arte-educação no Brasil.
O Itaú Cultural abrirá as portas para a Ocupação Ana Mae Barbosa no dia 2 de abril, com uma coleção que abrange mais de 300 itens, celebrando os 70 anos de dedicação da arte-educadora à educação artística. A mostra, que ficará em cartaz até 13 de julho, destaca a vida e a obra de Ana Mae, nascida em 1936 no Rio de Janeiro, e sua defesa incansável pelo ensino das artes nas escolas e universidades brasileiras.
Com a curadoria de Clarissa Diniz e apoio do arte-educador Rodrigo Ferreira, a exposição revela documentos inéditos, materiais audiovisuais e obras que exploram a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae, fundamentada na leitura da imagem, contextualização e prática. "A trajetória e o pensamento de Ana Mae são fundamentais não somente para a defesa do ensino das artes nas escolas, como também para a consolidação da atuação de arte-educadores na universidade", afirma Tayná Menezes, gerente do Núcleo de Medição e Relacionamento do Itaú Cultural.
Além da mostra, a programação inclui Encontros com Arte e Educação, que ocorrerão entre 3 e 6 de abril, proporcionando um espaço para a discussão e a troca de experiências sobre a influência de Ana Mae na arte-educação. Para mais informações sobre a Ocupação Ana Mae Barbosa e atividades paralelas, acesse itaucultural.org.br/ocupacao.