Animage faz 10 anos e traz animações do Brasil e do mundo

Faz 10 anos que Recife está diretamente conectada com a produção internacional contemporânea da arte da animação. O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega à sua 10ª edição atualizando o público com os melhores curtas e longas-metragens lançados no mundo a cada ano. Em 2019, as sessões estão distribuídas pela CAIXA Cultural Recife (programação gratuita), Cine São Luiz e Cinema da Fundação – Derby (preços populares), de 11 a 20 de outubro.

A cada edição, a programação reforça a produção autoral e consolida uma identidade própria com ênfase na originalidade que se evidencia na Mostra Competitiva de curtas-metragens e estende pelas Mostras e Sessões Especiais de curtas e longas.

“A maioria dos filmes oferecidos na programação nunca chegaria à cidade se não fosse o festival, que oferece momentos de diversão e reflexão para plateias de todas as idades, além de promover intercâmbios artísticos com oficinas e atividades de formação. Artistas consagrados e revelações, que depois se tornaram grandes nomes, passaram pelo festival ao longo de uma década. O Animage sintoniza-se com a vanguarda artística e ao mesmo tempo resgata clássicos de riqueza inesgotável”, comenta Júlio Cavani, curador do festival.

Grandes profissionais da animação são convidados para participar do Animage. Neste ano, estarão presentes Bruno Collet, premiado diretor e cenógrafo francês com quase 30 anos de carreira, que apresentará seu curta Mémorable na Mostra Competitiva e também a mostra especial com seus filmes.

Da Alemanha, a convidada é Kiana Naghshineh, diretora formada na conceituada Escola Filmakademie Baden – Württemberg, que ministrará uma oficina e também apresentará uma mostra com seus curtas. Ambos conversam com o público após as sessões. De Pernambuco, Chia Beloto, Marila Catuária e Bruno Cabús ministrarão oficinas que serão realizadas na Caixa Cultural Recife.

No link a seguir a programação completa do festival: PROGRAMAÇÃO

MOSTRA COMPETITIVA – Este ano o festival recebeu mais de 800 inscrições, das quais foram selecionados 78 curtas-metragens de 30 países, com técnicas de animação variadas. Acesse aqui a lista dos filmes. Participaram da seleção Ayodê França, Chia Beloto e Ianah Maia. A Mostra Competitiva do ANIMAGE, dividida entre sessões adultas e infantis, reúne produções recentes e premia os melhores filmes nas categorias Melhor Curta-Metragem – Grande Prêmio Animage, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio do Público. A premiação inclui também melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

LONGAS – Uma das importantes características do Animage é a presença expressiva de longas-metragens inéditos no Brasil em sua programação. Este ano também compõe a lista o clássico Meu Amigo Totoro, que o festival resgata após 30 anos do seu lançamento no Brasil.

O longa Les Hirondelles de Kaboul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec (França, Luxemburgo, Suíça, 2019, 75′), será exibido na tradicional sessão de abertura do Animage no Cine São Luiz. Filme poético e comovente, fala sobre a ocupação de Cabul pelo Talibã, uma adaptação do romance homônimo de Yasmina Khadra. O filme participou da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Ainda explorando a produção francesa, Zero Impunity, de Nicolas Blies, Stéphane Hueber-Blies e Denis Lambert (França, Luxemburgo, 2019, 90′), em linguagem documental, o filme mostra como a violência sexual é encoberta por diversos governos, principalmente em contextos de guerra.

Do cinema de animação americano, este ano o Animage apresenta My Entire High School Sinking Into the Sea, de Dash Shaw (EUA, 2016, 76′), o longa mostra a técnica artesanal usada pelo diretor, consagrado quadrinista americano, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e traz vozes de artistas como Susan Sarandon, Jason Schwartzman, Lena Dunham e Reggie Watts.

Já Tux and Fanny, de Albert Birney (EUA, 2019, 82′), um filme que faz uma combinação entre filosofia e ironia ao contar uma história com recursos visuais minimalistas e gráficos pixelados 2D lo-fi, que lembram os jogos do videogame Atari. É o desdobramento de uma série desenvolvida no instagram por Birney.

Também entre os longas, Psiconautas, Los Niños Olvidados, de Alberto Vázquez & Pedro Rivero (Espanha, 2015, 76′), é uma bela obra sobre a dor e a morte numa sociedade decadente em um mundo pós-apocalíptico. O filme foi o vencedor dos prêmios Goya e Platino de Melhor Animação em 2017.

E completando a seleção, para celebrar estes 10 anos de Animage, um grande clássico do cinema da animação japonesa está presente na programação. Meu Amigo Totoro, escrito e dirigido pelo celebrado Hayao Miyazaki (Japão, 1988, 86′), será exibido em comemoração aos 30 anos de sua criação no Studio Ghibli. Um filme singelo que mistura realidade e fantasia no interior do Japão, e que facilmente encanta adultos e crianças.

MOSTRAS E SESSÕES ESPECIAIS – A programação do Animage traz mostras especiais de curtas que apontam para o rico mosaico de técnicas e temas proporcionado pelo cinema de animação.

Mostra Retrospectiva 10 anos
Ao chegar aos seus dez anos de existência, o Animage reúne em duas sessões os curtas- metragens premiados nas categorias de Melhor Filme – Grande Prêmio Animage e Melhor Filme Infantil nas edições anteriores.

Mostra Africana
Pelo segundo ano consecutivo, o Animage abre um canal com a arte do cinema de animação do continente africano. Os filmes desta mostra especial contam histórias do cotidiano contemporâneo e também resgatam lendas antigas da África.

Mostra Erótica
Todos os anos, o Animage dedica uma sessão especial, apenas para maiores, com filmes que tratam de libido, desejo e prazer. A Mostra Erótica reúne curtas que mexem com as sensações da plateia e também oferecem reflexões.

Mostra Brasil
Os filmes brasileiros selecionados a cada ano são sempre reunidos em uma mostra especial na programação do Animage. A proposta é apresentá-los em conjunto para oferecer um pequeno recorte sobre a produção nacional atual, sempre crescente e marcada pela diversidade de técnicas, estilos, estéticas e ideias.

Mostra Bia Desenha
A série pernambucana Bia Desenha mostra a convivência e as aventuras da infância entre os primos Bia, 5 anos, e Raul, 6 anos, que moram em casas no mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife.

Mostra Chilemonos
Todos os anos o Animage convida festivais do mundo para exibir uma seleção especial de filmes. Este ano, o Festival Chilemonos apresenta uma mostra da produção de cinema de animação chilena, sob a curadoria de Erwin Viñales.

Mostra Bruno Collet
O renomado diretor e roteirista francês Bruno Collet traz ao Recife uma sessão de curtas em Stop Motion com um panorama de seus quase 30 anos de carreira, incluindo o curta Le Dos au Mur, premiado em Cannes, e a minissérie – com toque de humor macabro e referência aos filmes clássicos de terror – “Rest in Peace” (R.I.P. shorts), que refletem sua técnica de animação única e divertida. Essa sessão conta com a presença do diretor para um bate-papo com a plateia. Apoio do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil e Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

Mostra Kiana Naghshineh
A diretora e animadora alemã Kiana Naghshineh traz sua produção ao Recife e conversa com a plateia sobre seus filmes, que foram produzidos na famosa Filmakademie Baden – Württemberg, na Alemanha. Contar histórias, criar mundos e dar vida a personagens são suas especialidades e paixões. Apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife.

OFICINAS – Os temas ministrados neste ano são Desenho Gestual com Kiana Naghshineh (da Alemanha), Animação com Recortes com Chia Beloto e Marila Catuária e, para as crianças, Animação Experimental com Bruno Cabús.

A cada edição, o Animage convida um artista plástico para criar a ilustração que conduzirá toda a identidade visual do evento. A artista pernambucana Simone Mendes assina a ilustração que comemora estes 10 anos. Suas ideias buscaram elementos como a ocupação do espaço público e a experiência do cinema em si, que culminaram num divertido labirinto.

O Animage realiza ações extras à programação, este ano mais uma vez o festival dá ênfase ao meio ambiente, distribuindo para o público sementes de árvores nativas.

O Animage é realizado pela Rec-Beat produções com apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife, Cinema da Fundação e Cine São Luiz. Apoio Cultural CePE e patrocínio Caixa e Governo Federal.
A CAIXA investiu mais de R$ 400 milhões em cultura nos últimos seis anos. Em 2019, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 150 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Recife oferece, desde 2012, uma programação diversificada, com opções gratuitas ou a preços populares, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço, situado em um prédio histórico na Praça do Marco Zero, conta com duas galerias, teatro, sala multimídia, e salas de oficinas.

Serviço:
Animage – 10º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 11 a 20 de outubro de 2019
Locais: CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundação – Derby
Entrada: programação gratuita. Apenas as sessões no Cine São Luiz e Cinema da Fundação Derby tem preço único promocional R$ 5,00.
Os ingressos (pagos ou gratuitos) são disponibilizados 1 hora antes de cada sessão, no local da exibição.
Mais informações: www.animagefestival.com
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Locais:
CAIXA Cultural Recife
Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Telefone: (81) 3425-1915

Cine São Luiz
R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife
Telefone: (81) 3184-3157

Cinema da Fundação – Derby
Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife / PE
Telefone: (81) 3073-6420

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon