Com auditório lotado no RioMar 5, o ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro Neto defendeu uma agenda proativa para o crescimento da indústria do Estado, criticou o processo de redução do setor nas últimas décadas no País e ressaltou as oportunidades que se abrem com as transições que o mundo atravessa. A palestra aconteceu no evento deste mês do projeto Pernambuco em Perspectiva, realizado pela Algomais e Rede Gestão. Além do palestrante, o evento teve mediação de Ricardo de Almeida e contou com a explanação de Francisco Cunha sobre os resultados iniciais das discussões sobre a formulação de um novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco.
O ex-ministro fez um histórico do processo de desenvolvimento industrial do Brasil, destacando a longa parceria entre o Estado e a iniciativa privada na indução do avanço do setor. Armando analisa que tivemos uma "industrialização tardia" e uma desindustrialização precoce. Mesmo com a estabilização econômica do País na década de 90, com o Plano Real, a indústria não retomou o seu protagonismo por fatores como as altas taxas de juros praticadas no Brasil e um câmbio que beneficiava a vinda de produtos importados.
Apesar de traçar um panorama difícil, ele apontou uma série de transformações nas cadeias industriais mundiais que são oportunidades para o Estado, como o processo de descarbonização e a tendência de desconcentração da produção industrial na China. No contexto local, Armando defendeu a necessidade de criar novos mecanismos de incentivo ao setor, diante das mudanças da legislação tributária, e sugeriu a criação de uma estrutura de acompanhamento permanente das diferentes políticas públicas relacionadas à modernização do setor, como a Nova Indústria Brasil, entre outras.
A Algomais publica a cobertura completa do evento na edição deste final de semana.
PRESTÍGIO
Uma das presenças ilustres no evento foi do ex-governador João Lyra, que defendeu a pauta da indústria proposta por Armando Monteiro Neto e sugeriu que o ciclo de palestras avance para um fórum de mobilização por essas agendas destacadas.
PRÓXIMO EVENTO
Ricardo de Almeida antecipou durante o evento que o próximo palestrante do Pernambuco em Perspectiva é o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.