O Governo de Pernambuco, por meio da SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza hoje e sexta-feira (15 e 16/03), na cidade de Bezerros, mais uma oficina participativa para a construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE), envolvendo gestores públicos, Organizações Não Governamentais (ONG´s), sindicatos de desenvolvimento rural sustentável, conselhos municipais de meio ambiente, comunidades tradicionais (índios, ciganos e quilombolas), além de representantes da sociedade civil. A abertura acontece às 8h, no Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado na Av. Aprígio da Fonseca, nº 1100, bairro de São Sebastião.
Os encontros coordenados pela SEMAS, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (CIEA/PE), serão realizados até meados deste ano, nas regiões Metropolitana (incluindo o Distrito de Fernando de Noronha), Sertão e Agreste Meridional do estado. Durante o processo de construção colaborativa da proposta, já foram realizados outros dois seminários, o primeiro no Recife, no final de outubro, e o outro em novembro, na cidade de Panelas, no Agreste, além de uma oficina participativa realizada em Surubim, que contou com representantes de diversos municípios.
Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Carlos André Cavalcanti, “o objetivo dos encontros é mobilizar toda a sociedade pernambucana para a responsabilidade e o compartilhamento de atitudes e comportamentos que levem ao cuidado com o meio ambiente e elaborar, de forma participativa, as bases da minuta do projeto de lei da Política de Educação Ambiental do estado”, ressaltou.
Foram mobilizados para o encontro de Bezerros representantes do setor público e da sociedade civil do Agreste Central, com o compromisso de debater e contribuir, durante os dois dias, com uma proposta de política pública que incorpore o que já vem sendo realizado pelas municipalidades. A expectativa é de que os debates e propostas considerem os objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei 9.795 / 1999), entre eles: a compreensão integrada do meio ambiente; garantia da democratização das informações ambientais e incentivo à participação individual e coletiva na direção do equilíbrio ambiental.
Segundo a gestora de educação ambiental da SEMAS, Genilse Gonçalves, “a oficina é um momento de elaboração de conteúdos, onde os atores sociais locais participam com contribuições e apresentação de demandas ambientais para a elaboração do documento-base da Política de Educação Ambiental”, esclareceu a gerente.
SERVIÇO – Oficina do Agreste Central / Bezerros – Construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE):
Data: 15/03/18
Abertura: 8h às 13h
Local: Centro de Artesanato de Pernambuco – Av. Aprígio da Fonseca, nº 1100 – São Sebastião – Bezerros / PE
Grupos de Trabalho: 14h às 17h
Local: Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste (CEEETA) – BR 232, nº 467 – Km 98 – Bezerros/PE
Data: 16/03/18
Grupos de Trabalho: 8h às 17h (intervalo para o almoço – das 13h às 14h)
Local: Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste (CEEETA) – BR 232, nº 467 – Km 98 – Bezerros/PE
Público: Gestores públicos, Organizações Não Governamentais (ONG´s), sindicatos de desenvolvimento rural sustentável, conselhos municipais de meio ambiente, comunidades tradicionais (índios, ciganos e quilombolas) e representantes da sociedade civil.
Municípios convidados: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.
As inscrições podem ser realizadas na gerência de educação ambiental da SEMAS. Informações pelos telefones: (81) 3184 7920 e (81) 3184-7981e E-mail: peape@semas.pe.gov.br.
(Governo do Estado de Pernambuco)