A toxina botulínica, popularmente conhecida como 'Botox', é naturalmente relacionada com procedimentos estéticos para diminuir rugas e aliviar marcas de expressão. Mas, o uso da toxina botulínica não se resume a isso, e essa substância tem sido utilizada no tratamento de diversas doenças, transtornos e distúrbios.
De acordo com a cirurgiã-dentista Cláudia Almeida, na mesma lógica dos procedimentos estéticos, a toxina botulínica bloqueia temporariamente a liberação do neurotransmissor que vai ativar músculos e glândulas. Por isso, é possível reduzir sintomas de dor, contrações, excesso de salivação ou transpiração. O bruxismo/apertamento, caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, é uma das condições que pode ser controlada com o uso da toxina botulínica. A enxaqueca, a hiperidrose e a paralisia facial também estão no roll das condições que podem ser tratadas e/ou controladas com o famoso botox.
“Os benefícios do tratamento podem ser observados a partir da primeira semana, com pico do efeito da medicação após quinze dias da aplicação, e a resposta dependerá da indicação clínica. No caso do Bruxismo, a substância é injetada em músculos estratégicos, como o masseter e o temporal, reduzindo a atividade muscular excessiva, aliviando os sintomas do bruxismo e contribuindo para o controle desta condição multifatorial”, explica.
Para aqueles que se incomodam com o sorriso gengival, quando a gengiva é exposta em excesso ao sorrir, a toxina botulínica pode oferecer solução eficaz. Injetada em músculos estratégicos da região perioral, a toxina ajuda a relaxá-los, reduzindo a exposição da gengiva e melhorando a estética e o equilíbrio do sorriso.
Segundo a Cirurgiã Dentista, as dores de cabeça tensionais, frequentemente relacionadas à tensão muscular na cabeça e no pescoço, também podem ser aliviadas com a toxina botulínica. A substância pode ajudar a relaxar os músculos tensos, proporcionando alívio da dor associada a essas condições. Ela destaca que a aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente, como um cirurgião dentista que atua na especialidade de Harmonização Orofacial. Cada tratamento deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais do paciente e seu histórico médico.