Carnaval do Recife 2023: Confira o que abre e fecha durante a folia de Momo

Devido aos festejos carnavalescos, alguns serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife terão funcionamentos alterados durante os cinco dias de folia. Carnaval na capital pernambucana vai contar com mais de 2,8 mil shows nos 44 polos

(Da Prefeitura do Recife)

O Carnaval do Recife está de volta depois de dois anos de pausa devido à pandemia do covid-19 e promete movimentar a cidade com mais de 2,8 mil apresentações distribuídas em 44 polos de animação. A festa que envolve foliões dos quatro cantos do Brasil e do mundo todo tem a democratização cultural como destaque. Para que os festejos de Momo sejam um sucesso, mais de 6,6 mil colaboradores municipais vão trabalhar para assegurar segurança, folia e garantia de direitos. Com sua abertura na sexta-feira (17), o polo do Marco Zero contará com mais de 20 shows durante os cinco dias, de artistas que representam magnificamente a cultura carnavalesca pernambucana a performances de cantores renomados nacionalmente, como Caetano Veloso e Emicida. Por conta disso, alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife terão funcionamentos alterados.

Confira como será o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife durante o Carnaval:

PONTO FACULTATIVO: A Prefeitura do Recife vai decretar ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta na segunda (20) e quarta-feira (22), com exceção dos serviços essenciais e que seus respectivos funcionamentos são indispensáveis. Na terça-feira (21), em função do feriado nacional, também não haverá expediente nas repartições municipais.

EDIFÍCIO-SEDE: Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o Carnaval, retomando à normalidade na próxima quinta-feira (23), das 8h às 17h.

SAÚDE: Durante as folias de Momo, as vacinas contra covid-19 continuarão sendo disponibilizadas nos centros de vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall ao longo dos dias de festa. Na quinta-feira (23), os imunizantes voltam a ser aplicados nos demais locais.

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando os exames para detectar o novo coronavírus. O acesso aos exames se dará por demanda espontânea ou por agendamento através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar).

Ao longo de toda folia, a população do Recife vai contar com 13 unidades de saúde para atendimentos de urgência de diversas especialidades. São elas: clínica médica; desintoxicação de álcool e outras drogas; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher. A lista completa dos locais pode ser conferida neste link: https://bit.ly/UnidadesHospitalaresCarnaval2023.

As vacinas antirrábica e antitetânica serão aplicadas, exclusivamente, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, durante os festejos carnavalescos. O serviço funcionará das 7h às 18h. Já os demais imunizantes de rotina só voltarão a ser disponibilizados na quinta-feira (23).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão, durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7712 e 3355-7705. Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do telefone 0800 281 1520.

A Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde, que funciona durante o ano inteiro acolhendo as demandas relacionadas às ações e serviços da rede do município, este ano também vai desempenhar um importante papel no Carnaval do Recife. Para além do atendimento de rotina, o canal, que funciona através do telefone 0800 281 1520, vai orientar os foliões sobre questões de saúde, informar sobre os polos de assistência e dar orientações sobre os serviços de referência, como Vigilância Sanitária, Violência contra Mulher, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outros.

A Ouvidoria do SUS vai registrar, ainda, reclamações e denúncias relacionadas às questões de interesse à saúde. O serviço voltado para o Carnaval vai funcionar do sábado (18) até a Quarta-feira de Cinzas (22), das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

TRÂNSITO: Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda-feira (20) até a quarta-feira (22). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (23), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

CULTURA: Durante o Carnaval, a partir da tarde da sexta-feira (17), os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estarão fechados. Quando o frevo silenciar nas ruas, volta a espalhar e semear seus acordes e histórias no Paço do Frevo, que reabre as portas já a partir da quarta-feira (22), excepcionalmente entre o meio-dia e às 19h, para deixá-la menos ingrata. Os demais equipamentos retomam expedientes na quinta-feira (23).

Até lá, a cidade estará cheia de convites irresistíveis para os foliões se reencontrarem com as tradições da cultura popular e todos os ritmos que fizeram até a Unesco reconhecer o Recife como cidade criativa da música, nos 44 polos que espalharão o Carnaval por toda a cidade. Para conferir a programação completa da festa: https://www.carnavaldorecife.com/.

MULHER: Durante a folia de Momo, a Secretaria da Mulher terá um estande na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, da sexta (17) até a terça-feira (22), funcionando das 16h às 2h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos. O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão.

O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o Carnaval no horário das 7h às 19h. A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar nos polos descentralizados da Várzea, Ibura e Alto José do Pinho, de sábado (18) a segunda (20), das 18h às 23h.

MEIO AMBIENTE: Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife não estarão funcionando no período de Carnaval. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, suspenderão suas atividades de sexta (17) a quarta (22) devido às festividades. Ambos os espaços retomam seu funcionamento na próxima quinta-feira (23), a partir das 9h, para visitação.

TURISMO E LAZER: Por conta dos focos de folia e das manifestações populares, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada durante o Carnaval, voltando a ficar disponível para a população no dia 26 de fevereiro.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE: O Hospital Veterinário do Recife não funcionará durante o período carnavalesco. O equipamento estará aberto a partir da quinta-feira (23), das 7h às 18h.

COMPAZ: As redes Compaz e Bibliotecas Pela Paz funcionarão até às 12h da sexta-feira (17) e estarão fechadas até a quarta de cinzas (22), voltando ao funcionamento normal no dia 23.

MERCADOS E FEIRAS: Os mercados e feiras funcionarão das 6h às 18h na sexta-feira, sábado e segunda-feira. Enquanto no domingo, terça e quarta-feira de cinzas abrirão das 6h às 13h.

ESPORTES: As 26 unidades da Academia Recife estarão fechadas do sábado (18) até a quarta-feira (22). As atividades retornam à normalidade na quinta (23). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) fica com serviços suspensos de sexta (17) a quarta (22) , voltando ao funcionamento normal na quinta (23).

PROCON RECIFE: Durante a folia de Momo, de 20 a 22 de fevereiro, não haverá atendimento presencial na sede do Procon Recife, localizada na Rua Porto Carreiro, 156, no bairro da Boa Vista, e em seus postos de atendimento dos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder, no Coque). Durante esse período, a população pode registrar denúncias no site procon.recife.pe.gov.br e pelo e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial na sede do órgão municipal e nas unidades do Compaz retorna na quinta-feira (23).

Qualquer tipo de prática infrativa poderá ser denunciada ao Procon Recife, que estará presente na “Central do Carnaval”, na Rua do Observatório, próximo ao Palco da Praça do Arsenal, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h à meia-noite e nos dias 17 a 21 de fevereiro, das 16h às 2h da manhã. A novidade deste ano é o WhatsApp (81.99488-6058), que funcionará, exclusivamente, para atender reclamações de infrações cometidas no polo do Recife Antigo.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Não funcionarão, durante o feriado de Carnaval, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas, e as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas), que estarão de plantão.

RESTAURANTE POPULAR E ABRIGO NOTURNO: O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, funcionará das 11h às 14h e das 17h às 20h diariamente. O Restaurante Popular Naíde Teodósio, em Santo Amaro, também funcionará normalmente das 11h às 14h todos os dias. Além disso, o Abrigo Noturno Irmã Dulce permanecerá funcionando durante o Carnaval diariamente, acolhendo os usuários todos os dias das 19h até às 7h.

DIREITOS HUMANOS: O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados até a Quarta-feira de Cinzas, retornando o funcionamento na quinta-feira (23). Já o Projeto Praia sem Barreiras não oferecerá banho de mar assistido nas manhãs da sexta (17) ao domingo (19), voltando à programação normal apenas na semana seguinte, no dia 25. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar oferecido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7, a partir das 8h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO: Em razão do Carnaval, as escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife funcionarão até a sexta-feira (17), às 13h, e reabrem na segunda (27) de acordo com os horários dos cursos. As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo encerram os atendimentos na quinta-feira (16), às 16h, e retornam na quinta-feira (23), das 8h até 16h. Os serviços da Agência e da Sala estão presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro). Para agendar, o recifense pode efetuar normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon