Cinema da Fundação promove sessão debate sobre o filme "O Pastor e o Guerrilheiro", dirigido por José Eduardo Belmonte. O encontro, que contará com a presença de Jana Sá, filha do personagem principal do filme, será realizado na Sala Museu, em Casa Forte, no dia 14 de junho às 19h. Jana é diretora, roteirista e produtora do documentário "Não foi acidente, mataram meu pai" e autora do livro-reportagem "Memórias do Araguaia: o legado de luta de Glênio Sá". O debate proporcionará uma reflexão mais profunda sobre a Guerrilha do Araguaia e a importância da Justiça de Transição no Brasil.
O filme "O Pastor e o Guerrilheiro", baseado no livro "Relato de um guerrilheiro" de Glênio Sá, marca o retorno do cineasta José Eduardo Belmonte a temas provocadores. Ambientado no período da ditadura militar no Brasil, o filme aborda questões complexas que ainda são relevantes nos dias de hoje, como a influência das igrejas pentecostais na vida dos fiéis. A obra tem sido elogiada pela crítica e está em sua 5ª semana de exibição no Cinema da Fundação.
O coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim, destaca a oportunidade única de ouvir Jana Sá após a exibição do filme e ressalta a importância de ampliar as reflexões a partir dessa obra instigante. “O filme foi exibido no Festival de Gramado de 2022 e revelou a todos uma adaptação literária cuidadosa (a partir do livro “Relato de um guerrilheiro”, de Glênio Sá) e interessada em vincular temas que já eram complexos na década de 1970 e ainda são nos dias de hoje, como, por exemplo, a orientação das igrejas de inclinação pentecostal ou neopentecostal na vida de seus fiéis”, declarou.
A sessão debate acontecerá hoje, 14 de junho, às 19h, na Avenida Dezessete de Agosto, 2187, em Recife-PE. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Sala Museu uma hora antes da sessão, ao preço de R$14 (inteira) e R$7 (meia).