Nesta quinta (14), é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. A data é necessária para conscientizar a população sobre esta doença, que afeta 425 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 14 milhões de brasileiros, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A Sociedade alerta ainda que metade das pessoas que vivem com o problema desconhece o diagnóstico.
Para discutir o avanço do Diabetes no Brasil, endocrinologistas do Brasil e do mundo se reúnem, no Recife, para a quarta reunião da AACE Brazil - que é o capítulo brasileiro da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos, que acontece nesta sexta (15) e sábado (16), no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento é organizado pelo médico endocrinologista Francisco Bandeira, que também é presidente da AACE Brazil.
Um dos assuntos discutidos será o desconhecimento da população sobre o diabetes. Embora ligado à principal causa de morte em todo o mundo e à quinta em maior incidência no país – as doenças cardiovasculares – o diabetes ainda é motivo de muitas dúvidas para os brasileiros. Pesquisa realizada pela AstraZeneca, no ano passado, revelou que a população, no geral, relaciona o diabetes principalmente a problemas de visão e amputação, sendo que as doenças cardiovasculares são condições muito mais graves e que podem levar à morte.
Para se ter ideia, o mito de que diabéticos nunca mais podem comer açúcar é considerado verdadeiro para 31% dos diabéticos e para 26% dos não diabéticos, o que aponta o desconhecimento de grande parte das pessoas sobre os cuidados necessários com a doença.
No Brasil, 90% dos casos de diabetes são do tipo 2 e estão relacionados a hereditariedade. De acordo com o Dr. Francisco Bandeira, “a alimentação inadequada, rica no consumo de carboidratos e de alimentos processados, sedentarismo, obesidade, histórico familiar da doença são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. E boa parte da população não sabe que tem a doença devido à falta de sintomas, já que o diabetes é silencioso.”
Congresso AACE Brazil
Quando: 15 e 16 de novembro
Local: Mar Hotel, em Boa Viagem
Horário: a partir das 8h15
Informações: aacebrazil.org.br