Hoje, 18 de abril, marca o lançamento oficial do Cena Nordeste Festival, uma iniciativa que promete unir os nove estados da região em uma jornada artístico-cultural ao longo do ano, abrangendo todas as capitais nordestinas. A cerimônia de abertura acontece no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, Pernambuco, às 15h, com a participação das governadoras Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, atual presidente do Consórcio Nordeste, e Raquel Lyra, de Pernambuco, a anfitriã do evento.
O Cena Nordeste Festival é uma ideia concebida pelo Consórcio Nordeste, gestada desde 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Agora, em 2024, torna-se realidade através do esforço conjunto dos nove estados. Cada encontro programado contemplará uma variedade de expressões artísticas, incluindo audiovisual, grafite, teatro, dança, circo, forró, cultura popular e música. Ao longo do ano, serão realizados nove finais de semana de festival, cada um em um estado diferente. Em cada novo final de semana, os estados visitantes assumem a responsabilidade por uma linguagem cultural específica, garantindo que todos sejam anfitriões e participantes de todas as formas de expressão.
Após o lançamento de hoje, os encontros do Cena Nordeste terão início nos dias 10 e 11 de maio, em João Pessoa, Paraíba. A escolha da cidade para sediar a abertura desta edição se deve à proposta apresentada no ano anterior por Pedro Santos, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba e atual coordenador da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste.
O festival seguirá por Maceió, São Luís, Teresina, Recife, Natal, Aracaju, Fortaleza e Salvador, cada um recebendo sua vez de celebrar a diversidade cultural do Nordeste. As atrações em cada encontro serão selecionadas por curadores locais contratados pelos estados, garantindo a autenticidade e relevância cultural. Durante dois dias em cada cidade-sede, o público terá acesso gratuito a uma variedade de eventos, incluindo exibição de curtas-metragens, espetáculos de teatro, circo e cultura popular, apresentações de forró, dança e outras expressões musicais, além da produção de grafites em centros culturais locais.
Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste
“Mais do que apenas uma celebração da arte e da cultura nordestina. O Festival Cena Nordeste simboliza o compromisso do Consórcio Nordeste em promover o intercâmbio cultural entre os estados da nossa região, em fortalecer nossa identidade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do turismo cultural. É um movimento que busca democratizar o acesso à cultura, proporcionando ao país a oportunidade de vivenciar e apreciar as riquezas da nossa arte e tradição”.
Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco
“Ver essa união dos estados nordestinos se concretizando em uma programação tão expressiva e potente para a nossa cultura é muito significativo. Esse encontro reforça também a atividade da Câmara Temática da Cultura no Consórcio Nordeste, que está colocando em prática um programa inovador e que, com certeza, vai impulsionar diversos outros movimentos culturais regionais. Vamos trabalhar de forma integrada e com muito diálogo para que o Cena Nordeste se expanda, visibilizando no plano nacional a rica e plural produção cultural nordestina, e seja um potencializador de novos talentos regionais em suas mais diversas linguagens”