Cultura popular na Avenida Rio Branco

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a Avenida Rio Branco, no bairro do Recife se transformará em um grande “terreiro” recreativo a céu aberto, para receber as tradicionais brincadeiras de natal. Bandas, pastoris, mamulengos, cirandas e cavalos marinhos tomarão conta dos 240 metros da avenida, já decorada para o período de festas, em uma grande celebração da cultura popular que ganha espaço nos festejos de natal. A programação faz parte do calendário do Ciclo Natalino 2015, promovido pela Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Dando início aos três dias de festa e brincadeiras no clima da magia do natal, na sexta-feira (18) o público que comparecer à Avenida Rio Branco poderá conferir as apresentações dos tradicionais pastoris. A noite começa às 18h com um cortejo em que desfilarão onze grupos. Logo após, às 19h tem a Ciranda Mimosa convidando o público a entrar no ritmo pulsante desta tradicional dança pernambucana. O Cavalo Marinho Boi Matuto (um dos homenageados deste ano), vem para a avenida logo em seguida trazendo todo o legado cultural deixado pelo Mestre Salustiano, representado pela sua família. Encerrando a primeira noite de festa na Avenida Rio Branco, A Banda Sinfônica do Recife se apresenta às 20h, com o Concerto Natalino.

No sábado (19), as atrações começam às 17h, com a Banda da Base Aérea do Recife, abrindo a festa com o Concerto de Natal. Em seguida, se apresenta o Mamulengo do Mestre Zé Bel. A festa segue até às 21h30 com apresentações de pastoris, reisados, cavalos marinhos e do Balé Deveras. O último dia, no domingo (20), também tem início às 17h, com o Coral do Conservatório Pernambucano de Música e mais apresentações culturais com várias brincadeiras de natal. Toda a programação dos três dias é inteiramente grátis e pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife.

HOMENAGEM

Este ano os homenageados do Ciclo Natalino são: o Boi Matuto da família Salustiano, do Mestre Salu, patriarca que se estivesse vivo estaria completando 70 anos, a maioria deles dedicados à cultura popular pernambucana; e o Mestre Cirandeiro João da Guabiraba, natural de Aliança, interior do Estado, que em 1972 fundou a Ciranda Mimosa, e desde então, dedica-se às funções de músico e compositor do ritmo pernambucano.

Serviço:
O que: Brincadeiras de Natal – Av. Rio Branco
Quando: de 18 a 20 de dezembro
Horário: sexta (18) às 18h, sábado (19) e domingo (20) às 17h
Entrada: Franca

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon