Dicas de exercícios para a 3ª idade – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Dicas de exercícios para a 3ª idade

Revista algomais

113

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS), aponta que, entre 2005 a 2015, a população idosa passou de 9,8% para 14,3%. Muito disso se deve ao fato de que os idosos cada vez mais se preocupam com a sua saúde e em praticar atividades físicas. É importante ressaltar que, para você que ainda não tem o costume de praticar algum exercício, saiba que a sua prática na 3ª idade traz diversos benefícios, como, por exemplo, a queda da pressão arterial e colesterol.

De acordo com personal trainer Jhonatan Vital, da Acqua Academia, localizada no bairro da Mooca, existem três exercícios leves (de baixa intensidade) para idosos que queiram iniciar a prática de alguma atividade.

“Para quem vai começar, indicamos três exercícios leves e que possuem grande ajuda para os idosos. O primeiro deles é a caminhada. Ela ajuda no desenvolvimento da circulação sanguínea e melhora a postura corporal; Já o segundo é a natação, uma modalidade que ajuda melhoria da capacidade cardiorrespiratória; O terceiro que indico é a musculação. Claro que, aqui colocamos uma carga baixa. A musculação é fundamental para ajudar no fortalecimento dos ossos, além de diminuir as dores no corpo que são bem comuns nessa fase da vida”, explica.

Porém, o personal ressalta que, antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, é indispensável consultar um médico para receber as devidas orientações e precauções necessárias. Além disso, após algumas semanas de treinamento é normal homens e mulheres sentirem grandes mudanças de humor, sono, disposição e vitalidade, pois ao trabalhar o condicionamento físico de forma mais ampla (envolvendo todo o corpo) o resultado é uma elevação no estado geral da saúde do indivíduo, promovendo mais auto confiança sobre as suas capacidades.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon