Dupla inova no setor de comunicação – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Dupla inova no setor de comunicação

No meio de uma crise nasceu uma das mais prósperas agências de comunicação de Pernambuco. Em 2008, período em que as incertezas do mercado assustavam investidores do mundo inteiro, os jornalistas Antônio Tiné e Michele Cruz deixaram seu antigo emprego, numa assessoria de imprensa, e decidiram seguir carreira solo, ou melhor, em Dupla, o nome da empresa. Prestes a completar nove anos, a agência se fortaleceu e inovou para seguir competitiva mesmo em meio à recente recessão econômica brasileira. Um trabalho que fez o faturamento crescer em 7% no ano de 2016 e ampliar em 10% a carteira de clientes. “Parece que só demos os nossos grandes passos em momentos de crise. A gente acredita no negócio e sabemos que ele tem muitas possibilidades de crescer”, diz Tiné.

A Dupla começou numa sala emprestada e com dois computadores adquiridos em algumas prestações. O reconhecimento da bagagem dos dois profissionais era o grande ativo da empresa. Das indicações de antigos clientes e de jornalistas conhecidos surgiram os primeiros trabalhos, que já tinham uma pegada inovadora. “Nunca fomos apenas uma assessoria de imprensa. Já nascemos com a proposta de ser uma agência de comunicação, com uma atuação mais ampla. Nossos primeiros trabalhos foram de produção. Criamos peças como press-kits, folders para clientes, roteiro para audiovisual”, exemplifica Michele.

“Mesmo sem um preparo como gestores, lá no início da agência, tínhamos a ideia de construir uma empresa que a gente gostasse de trabalhar. Um lugar onde a equipe tivesse prazer e vontade de crescer junto”, explica Tiné, que hoje conta com 27 profissionais. Além do ambiente alto astral e a porta aberta para a comunicação interna a qualquer momento com a direção, a Dupla usa uma política arrojada de meritocracia na gestão de pessoal. Há um plano de carreiras, remuneração variável e participação de lucros. A gestão acontece também de forma colegiada junto aos coordenadores.

Além de valorizar a equipe, a inovação também foi a chave do sucesso para conquistar novos clientes. “Procuramos agregar novos serviços para as empresas que já estavam conosco. No meio da crise, enxergamos novas oportunidades”, indica a jornalista. Ela e seu parceiro perceberam que em momento de recessão aumenta a preocupação das organizações com a comunicação interna, uma demanda que gera novas estratégias. Nessa linha, a empresa identifica as necessidades dos clientes e de como fazer a comunicação com os colaboradores. Com esse levantamento, elabora conteúdos e peças para essa finalidade, como vídeos, newsletter, intranet.

Para oferecer novos serviços, a empresa incrementou sua atuação nos conteúdos digitais (começou a construir páginas na web, blogs e desenvolver seus editoriais) e chegou a realizar vídeos institucionais. Passou a oferecer com mais frequência media trainings, anuários, relatórios de responsabilidade social e também a produzir portfólios. “Diversificamos nossa atuação e hoje 70% do nosso faturamento é com assessoria de imprensa, que segue sendo o nosso carro-chefe. Mas os demais 30% são com esses outros serviços. Nosso objetivo é seguir aumentando essa participação em novas plataformas para dar mais solidez ao negócio, não ficando presos a apenas um segmento da comunicação empresarial”, conta Tiné.

A Dupla tem uma média de 25 a 30 clientes. Além da variedade de serviços, um dos diferenciais da empresa é sua atuação regional. No interior de Pernambuco, a agência conta com profissionais em Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina, além de dispor de uma empresa parceira em Caruaru. Também firmou nos últimos anos parcerias com outras empresas e profissionais de todos os Estados do Nordeste. “Temos uma atuação regional forte porque alguns clientes nos demandaram isso”, relata Michele.

Além do Nordeste, a Dupla tem parceiros em outras regiões para atender necessidades específicas dos clientes. “Mostramos que o custo-benefício para quem está contratando é o melhor. Ele se comunica com uma empresa em vez de falar com nove”, destaca Tiné. Serviço já realizado para empresas como Moura Dubeux e Esposende.

Essa criatividade da empresa conquistou organizações de diversos setores econômicos. Clientes do varejo, indústria, educação, saúde, cultura estão no portfólio da agência. Nessa pegada de chegar em novos lugares, segmentos diferentes e de ampliar os serviços, a marca tem como meta crescer 15% de receita em 2017, com rentabilidade de 10%.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon