Evento debate potencial logístico e inovador de Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Evento debate potencial logístico e inovador de Pernambuco

Revista algomais

No dia 12 de março, Recife irá sediar o evento “Logística & Inovação: uma estratégia para Pernambuco”. A iniciativa é do Cone – Condomínio de Negócios, empresa líder do Nordeste, que, por meio do Fórum Solution To Suit, visa integrar a iniciativa privada e pública em eventos e debates com a participação de especialistas de abrangência mundial. A proposta do encontro, que ocorrerá no Teatro RioMar, é abordar a vocação estratégica de Pernambuco para a logística e analisar maneiras de conectar novas tecnologias para gerar vetores de crescimento, buscando, assim, mais eficiência e padrão global de qualidade.

O evento – idealizado pelo empreendedor Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone – terá como convidados dois grandes nomes da logística. Um deles é Yossi Sheffi, diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos; autor de diversos livros premiados e empreendedor de sucesso. Também irá apresentar sua vasta experiência no setor, o CEO do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano. Considerada a maior obra de logística do mundo, o Canal do Panamá é a principal via interoceânica que serve o comércio marítimo mundial. “O MIT foi a primeira instituição a utilizar o termo logística e Yossi o primeiro a denominar os conglomerados dessas empresas como cluster logístico. Já Quijano é uma referência na administração de grandes empreendimentos, tendo em vista a importância do Canal do Panamá”, relata Marcos Roberto Dubeux.

Apesar da localização estratégica do Porto de Suape, Pernambuco ainda não atingiu a marca de primeira parada dos navios do comércio marítimo mundial. Com a ampliação do Canal do Panamá, que atingiu 77km de extensão, a expectativa era que – em rotas que incluem o Brasil – os navios atracassem, primeiramente, no Estado. Entretanto, eles continuam seguindo direto para São Paulo. “Por que isso ocorre? O que falta para que o Porto de Suape passe a atender essas demandas? O que precisa ser feito pelos entes públicos e privados para consolidar Pernambuco como líder do Nordeste e entre os primeiros do Brasil e se tonar um destino relevante globalmente? São questões como essas que o evento irá debater”, adianta Marcos Roberto Dubeux.

O evento possibilitará, também, a união do Porto de Suape e do Porto Digital, por meio de um desafio proposto pela AD Diper e coordenado pelo C.E.S.A.R. O objetivo é linkar empresas a startups, apostando na inovação para otimizar resultados, agilizar os processos e diminuir os custos. Deverão ser propostas estratégias macro e por nichos, sempre com foco em tecnologia e inovação voltadas ao setor de logística.

Antecedendo o evento, estão sendo promovidos debates em parceria com o Comitê de Logística da AMCHAM, associações e empresas. Os resultados serão apresentados à sociedade civil, com a criação da “Carta dos Portos”. O documento apresentará sugestões, diretrizes e prioridades, com o objetivo de destravar gargalos e firmar parcerias.

As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas no site http://www.logisticaeinovacao.com.br/. A página também traz a programação completa e outras informações.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon