Fenearte tem mais de 60 atividades nesta semana – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fenearte tem mais de 60 atividades nesta semana

Além de conhecer o trabalho de cinco mil expositores, visitantes podem participar de oficinas, aulas gastronômicas e assistir a shows e desfiles

Com mais de 60 atividades, a 23ª edição da Fenearte chega à segunda semana de programação no Centro de Convenções de Pernambuco. A maior feira de artesanato da América Latina tem recebido pessoas de todas as idades para visitar cinco mil expositores e participar das atividades espalhadas no pavilhão do Cecon, em Olinda.

São mais de vinte corredores ocupando 25 mil m². Neles, mestres e artesãos de Pernambuco, de outros estados e países, além de etnias indígenas e instituições sociais pernambucanas, expõem trabalhos em cerâmica, madeira, couro, fibra, metal e papel, entre outros materiais, inclusive reciclados. Paralelamente à feira, a Fenearte amplia a imersão cultural com outros espaços, no Circuito Fenearte.

A Passarela Fenearte, que tem lançado luz sobre a produção de moda autoral pernambucana, terá programação até o próximo sábado (15/7), sempre começando às 18h. Pelo espaço, que fica no mezanino, vão desfilar estudantes de instituições de ensino do Estado, além de projetos convidados pela Secretaria da Mulher de Pernambuco e das Quilombolas de São Lourenço (Goiana).

Ao lado, a Cozinha Fenearte tem atraído pessoas interessadas em gastronomia ou que atuam na área para conhecer receitas e conversar com chefs. De quarta-feira (12/07) a domingo (16/07), serão apresentadas receitas inéditas inspiradas nas regiões pernambucanas. Nesses dias, vão cozinhar ao vivo os chefs Jonathas Liandro (Negro Brownie, Caruaru), Carmem Virgínia (Altar Cozinha Ancestral, Recife), Anna Corinna (Assucar, Recife), Natália Oliveira (Bar do Cabo, Recife), Negralinda, Lúcia Soares, Cláudio Manoel e Rapha Vasconcellos (Moendo na Laje, Recife). Ao final de cada apresentação, duas pessoas da plateia serão sorteadas e farão degustação do prato.

O Espaço Janete Costa, um dos primeiros ambientes a receber o público, continuará aberto para visitação e conversas que têm como centro de discussão o design e a sustentabilidade. A programação, que continua de 11/07 a 14/07, vai refletir sobre “Artesanato X Design na Semana Criativa de Tiradentes”; “O Design que Faz Circular” e “Design Sustentável”. Também lá será lançado o livro “Além do Barro”, de Márcio Sá.

Sempre à tarde, a Fenearte inicia a programação de shows diários. No Palco Cultura Popular, que recebe quatro apresentações por dia, a partir das 15h, vão passar nomes como Bloco Lírico Compositores e Foliões, Vitoria do Pife, Samba de Coco Raízes de Arcoverde e Marília Parente. Já no Palco Alternativo, estarão, a partir das 19h, Bonsucesso Samba Clube, Chorinho Cambuca, Isabela Morais e Mazuli, entre outros nomes.

Oficinas – Sete salas recebem, diariamente, atividades formativas para pessoas interessadas em aprender ou aperfeiçoar técnicas artesanais. Por lá serão ministradas as oficinas “Ecojoias, acessórios de moda: A criatividade no descarte impulsionando o empreendedorismo” (Beth Cyrne), “Reco-reco de bambu” (Mestre Jorge Ferreira), “Bordados com sacolas plásticas” (Raphaelle Brito), “Moda Upcycling: Bolsa em tricô sem agulha” (Marina Prado), “Boneco de mamulengo” (Mestre Bila), “Barro, som e poesia – produção de instrumentos musicais em argila” (Mestre Nado); “Cerâmica para todos” (Mestre Nena), e Técnicas com linhas Pingouin. Elas acontecem às 14h30 e às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 13h e 17h, aos sábados e domingos.

Programação

CONVERSAS INSTIGANTES NO ESPAÇO JANETE COSTA
11/07: 16h – “Artesanato X Design na Semana Criativa de Tiradentes” – Ana Vaz (designer têxtil), Júnior Guimarães (produtor cultural da Semana Criativa de Tiradentes) e Núbia Gomes (desenhista e artesã têxtil)
12/07: 17h – Lançamento do livro “Além do barro” (Márcio Sá) e bate-papo com o autor e mediação de Diogo Helal
13/07: 16h – “O Design que Faz Circular” – Jackson Araújo (ativista e diretor criativo do projeto Trama Afetiva), Jorge Feitosa (designer de moda) e Mariana Amazonas (ecodesigner, cofundadora da Roda)
14/07: 16h – “Design Sustentável” – Barão di Sarno (designer, ativista, sócio-fundador da Questtonó), Fabiano Pereira (consultor de inovação e design estratégico, diretor do Istituto Europeo di Design – IED) e Leopoldo Nóbrega (artista plástico ceramista, designer, consultor em mercado e processos criativos)

PASSARELA FENEARTE
11/07: 18h – UNIFBV; 20h – Senai Caruaru
12/07: 18h – UFPE CAA; 20h – Senai Paulista
13/07: 18h – Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Ceame, com acessórios Café com Arte/Centro Mangue; 20h – Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Mestra Lalá, com acessórios Café com Arte/Centro Mangue
14/07: 18h – Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Arte da Terra, com acessórios Café com Arte e Mulheres Quilombar; 20h – Faculdade Senac Recife
15/07: 18h – Faculdade Senac Caruaru; 20h – Quilombolas de São Lourenço

COZINHA FENEARTE
12/07, às 16h30 – Chef Jonathas Liandro (Negro Brownie, Caruaru)
13/07, às 17h30 – Chef Carmem Virgínia (Altar Cozinha Ancestral, Recife)
14/07, às 16h30 – Chef Anna Corinna (Assucar, Recife); 18h30 – Chef Natália Oliveira (Bar do Cabo, Recife)
15/07, às 16h30 – Chef Negralinda; às 18h30 – Chef Lúcia Soares
16/07, às 16h30 – Chef Cláudio Manoel; às 18h30 – Chef Rapha Vasconcellos (Moendo na Laje, Recife)

OFICINAS FENEARTE
Às 14h30 e às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 13h e 17h, aos sábados e domingos.
11 a 16/07:
“Ecojoias, acessórios de moda: A criatividade no descarte impulsionando o empreendedorismo” (Beth Cyrne)
“Reco-reco de bambu” (Mestre Jorge Ferreira)
“Bordados com sacolas plásticas” (Raphaelle Brito)
“Moda Upcycling: Bolsa em tricô sem agulha”(Marina Prado)
“Boneco de mamulengo” (Mestre Bila)

09 a 12/07: “Cerâmica para todos”(Mestre Nena)

13 a 16/07: “Barro, som e poesia – produção de instrumentos musicais em argila” (Mestre Nado)

Até 16/07: Técnicas com linhas Pingouin

SHOWS
Palco Cultura Popular
Terça-feira (11/07)
15h – Nailson Vieira
16h – Ciranda Terno da Mata
17h – Bloco Lírico Compositores e Foliões
18h – Ivison Trio

Quarta-feira (12/07)
15h – Clube Indígena de Canindé
16h- Repentistas Antonio Lisboa e Joao Lídio
17h- Bumba meu Boi Tira Teima
18h – Dom Santana

Quinta-feira (13/07)
15h – Boi Dourado
15h40 – Grupo de Coco Chinelo de Iaiá
16h20 – Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José
17h – Vitoria do Pife

Sexta-feira (14/07)
15h – Grupo Cultural Fulni-ô
16h- Luciano Leonel – repente
17h- Boi Marinho
18h- Coco de seu Mané

Sábado (15/07)
15h -Banda de Pífanos São Sebastião
16h- Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda
17h- Samba de Coco Raízes de Arcoverde
18h- Marília Parente

Domingo (16/07)
15h – Boi Cara Branca de Limoeiro
16h- Grupo Cultural Os Meninos do Coqueiro (Banda de Coco: Meninos do Coqueiro)
17h- Coco e Ciranda do Mestre de Goitá (Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá)
18h- Berinho Lima

Palco Alternativo
Terça-feira (11/07)
19h- Dionízio
20h30- Isabela Morais

Quarta-feira (12/07)
19h – Chorinho Cambuca
20h30- Rogéria Dera

Quinta-feira (13/07)
19h- Uana
20h30- Amun Há

Sexta-feira (14/07)
19h- Mazuli
20h30- Abulidu

Sábado (15/07)
19h- Larissa Lisboa
20h30– Erisson Porto

Domingo (16/07)
19h- Seu Pereira
20h30- Bonsucesso Samba Clube

ESPAÇO INFANTIL: Das 14h às 22h – (R$ 25 para 30 minutos de atividade)
Oficinas:
Aquarela: as crianças são estimuladas a misturar cores, controlar a intensidade da água e criar obras de arte com pincéis e tintas aquarela;
Sensorial: explora os sentidos de forma lúdica e interativa através do contato com argila para produção de objetos;
Corpo e movimento: por meio de jogos, danças, exercícios e atividades físicas, as crianças desenvolvem habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e consciência corporal;
Isopogravura: utilizando pedaços de isopor como matriz, as crianças aprendem a criar desenhos em relevo. São exploradas diferentes técnicas de gravação e finaliza com a impressão desses desenhos em papel, permitindo que elas criem suas próprias estampas e ilustrações;
Brincar livre: para proporcionar um espaço de livre expressão e diversão, onde as crianças têm a liberdade de explorar e criar suas próprias brincadeiras, sem restrições ou direcionamentos específicos.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon