Festival de Ópera volta aos palcos de Pernambuco a partir de sexta-feira (4)

O Teatro de Santa Isabel, em Pernambuco, será palco do 4º Festival de Ópera de Pernambuco (Fope) a partir desta sexta-feira (4) até o dia 21. O evento é realizado e produzido pela Academia de Ópera e Repertório (AOR) e Sinfonieta UFPE, sob a direção artística e executiva do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE.

O festival selecionou óperas que destacam a força da ópera nordestina e também inclui repertório internacional. Na abertura, haverá uma ópera cômica “O Professor de Música”, de Giovanni Battista Pergolesi, que visa formar público para o gênero. No segundo fim de semana, a homenagem será à Júlia Santiago, primeira mulher a se tornar vereadora do Recife, com a miniópera “Júlia, a tecelã”, de autoria de Wendell Kettle. O encerramento será com uma das mais célebres óperas internacionais, “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, em comemoração aos 210 anos do compositor italiano.

O Fope tem como objetivo valorizar os profissionais pernambucanos de ópera, formar público para as artes líricas e inserir Pernambuco no circuito dos grandes festivais de canto operístico do país. A AOR e a Sinfonieta UFPE têm impulsionado o ressurgimento da cena operística local, apresentando obras inovadoras nos palcos nordestinos.

Além das montagens operísticas, o IV Fope terá uma masterclass de canto lírico, ministrada pelos cantores do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Loren Vandal e Ivan Jorgensen, que também participarão do festival como solistas em “La Traviata”. Outro destaque é o projeto interuniversidades, com a participação de alunos e professores de outras universidades do Nordeste, ao lado da AOR e Sinfonieta UFPE.

O maestro Wendell Kettle compôs a miniópera “Júlia, a tecelã” em homenagem à Júlia Santiago, e a obra apresenta episódios da vida da pioneira vereadora, sendo uma contribuição para o repertório lírico pernambucano.

A programação do Fope inclui as óperas “O Professor de Música”, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, “Júlia, a tecelã”, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, e “La Traviata”, nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto, com valores de ingressos variando entre R$ 10 e R$ 60. O festival busca promover a cultura lírica e destacar talentos regionais e internacionais, consolidando-se como uma importante referência no cenário operístico brasileiro. Para mais informações e a programação completa, visite o perfil do festival no Instagram @festivaloperape ou entre em contato pelo telefone (81) 3344.3324.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon