Fim de semana do Recife repleto de atividades culturais e de lazer - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Fim de semana do Recife repleto de atividades culturais e de lazer

Revista algomais

Não faltam opções para quem quer se divertir e, ao mesmo tempo, nutrir-se de cultura e consciência ecológica, neste fim de semana. O Museu Murillo La Greca celebra os 120 anos do grande artista pernambucano que leva o seu nome. Roteiro do Olha! Recife contempla a história arquitetônica da cidade. Atividades que celebram a memória do paisagista Burle Marx também são destaques no Museu da Cidade e Jardim Botânico. Sítio Trindade recebe ação social e Quarteto Encore se apresenta na Igreja Madre de Deus. Confira mais detalhes.

CULTURA

Agenda TGI

Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca

Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes - a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook).

Museu da Cidade do Recife oferece oficinas na Semana Burle Marx

O Museu da Cidade do Recife preparou uma programação especial para celebrar a Semana Burle Marx, organizada pela Prefeitura do Recife em homenagem ao mais famoso paisagista brasileiro que completaria 110 anos em 4 de agosto. As atividades gratuitas começam no domingo (4), dia do aniversário do paisagista, com uma oficina de estamparia para toda a família, e seguem até o dia 10 de agosto.

A oficina "Estampas Verdinhas", no domingo (4), das 14h às 15h, será ministrada pelo artista plástico e arte educador Emerson Pontes. O tema de "inspiração" será o legado de Burle Marx para a cidade, como as praças idealizadas por ele e que até hoje encantam recifenses e turistas. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Se preferir, neste dia, o Museu também estará vendendo camisas de cor branca em sua lojinha pelo valor de R$ 20.

As oficinas são indicadas para crianças a partir dos 7 anos, acompanhadas por pelo menos um responsável. Para participar, basta chegar ao Museu cerca de 30 minutos antes do início da oficina para receber a senha e o material.

SERVIÇO

Oficina Estampa Verdinha

Domingo (4/8), das 14h às 15h30

Classificação para as duas atividades: a partir dos 7 anos.

Inscrições no local, com vagas limitadas. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes da atividade.

Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h.

Entrada gratuita

Museu da Cidade do Recife – 3355-3108

www.museudacidadedorecife.org

Exposição “Banzo” no Museu Murillo La Greca

No seu “Novo Dicionário Banto do Brasil”, o músico, escritor e pesquisador Nei Lopes explica que a expressão banzo é originária das línguas quicongo e quimbundo, podendo significar: pensamento, lembrança, paixão, saudade, mágoa. "É uma nostalgia mortal que acometia negros africanos escravizados no Brasil", sintetiza. A palavra dá nome à exposição do artista paraibano Thiago Costa, que está em cartaz no Museu Murillo La Greca até o dia 7 de agosto. A visitação é gratuita.

“Banzo” é uma coletânea de obras em que Thiago Costa apresenta um novo olhar para esse sentimento. O artista reconta nossa história com outra perspectiva, na qual essa palavra sai da subjetividade das memórias escravocratas e ocupa um novo espaço de reconexão de criação com o ancestral e suas técnicas e expansão dos nossos territórios da linguagem. O trabalho é uma constelação de sentidos, suspiros, fluxos e refluxos.

Serviço

Exposição "Banzo" – de Thiago Costa

Em cartaz até 7 de agosto

Visitação gratuita

Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita.

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

MEIO AMBIENTE

Fim de semana de consciência ecológica e homenagem ao paisagista Burle Marx nos Econúcleos

Depois do sucesso da Ecoférias, a Prefeitura do Recife continua com uma programação diversificada e cheia de consciência ecológica nos equipamentos ambientais. O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão com várias atividades para entreter a garotada, dentre elas: trilha, apresentação teatral, oficinas e uma programação voltada para homenagear o paisagista Burle Marx. Todo acesso é gratuito e para toda a família.

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira, sábado (03)

9h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal

9h30 - Pocket Show de Maricota: um show de minhoca

10h10 - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

11h - Historias Cantaroladas

14h – O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano”

15h – Oficina de plantio: o cantinho das sementes

16h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

Econúcleo Jaqueira, domingo (04)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

11h – Corpo e movimento poético: Oficina de expressão corporal

14h – Vivência Ambiental: Faço parte deste lugar

15h – Borboletando Coisa e Tal

16h – Oficina de mudas: terra e vida

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim Botânico, sábado (03)

9h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h – Contação de historias: vozes de um Rio

11h – Tangram Ambiental

13h30 – Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade

14h30 - Jogo das Palavras Ambientais

15h30 – Caixinha das Surpresas

Jardim Botânico, domingo (04)

9h30 – “Um Jardim Pra Burle Marx”: oficina de Prosa, Poesia E Papelão, Com Flávia Gomes.

11h – Esquete Teatral - Burle Marx: Um Artista De Jardins.

14h – “O Poeta Das Plantas” Sarau Ambiental Com Felipe Júnior, Flávia Gomes e Talis Ribeiro.

14h30 - Minha Primeira Coleção: oficina de mudas com Danielson Holanda.

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

TURISMO E LAZER

História e arquitetura se juntam em temas do Olha! Recife

No domingo, o Olha! Recife a pé levará os participantes para ver de perto o ecletismo, um dos vários estilos arquitetônicos que a cidade do Recife absorveu durante a primeira década do século XIX. As Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco são exemplos desse estilo, com a presença de flores e laços barrocos decorando paredes, colunas clássicas e janelas pontiagudas góticas, dividindo o mesmo espaço. O roteiro tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. As inscrições para os passeios devem ser feitas no site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (2), às 9h. Para os roteiros desta semana estão sendo solicitadas doações de sardinha em lata ou doce do tipo goiabada.

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Arquitetura Eclética no bairro do Recife

Dia: 04/08

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Música na Igreja recebe Quarteto Encore

O projeto Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai levar o Quarteto Encore para a Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. O concerto gratuito será neste domingo (4), a partir das 17h. Entre clássicos da música, o grupo vai apresentar também seu repertório autoral.

AÇÃO SOCIAL

Sítio Trindade recebe serviços e atividades gratuitas neste sábado (3)

Das 9h às 12h, Projeto Ação Social, realizado pela Prefeitura do Recife, oferece diversos serviços gratuitos de saúde e beleza, além de práticas esportivas

O sábado (3) será de lazer, cuidados com a saúde e atividades físicas no Sítio Trindade. Das 9h às 12h, o Projeto Ação Social, realizado no último sábado de cada mês pela Prefeitura do Recife, vai oferecer atividades gratuitas para todos os públicos, de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos a aula de zumba, corte de cabelo e limpeza de pele.

Entre os cuidados com a saúde, serão realizados ainda aferição de pressão avaliação antropométrica e orientação sobre atividades físicas, além de massoterapia, avaliação corporal de bioimpedância (para aferir o índice de gordura e de massa magra do corpo) e teste rápido de HIV, Sífilis e de hepatite B e C.

Outros serviços gratuitos oferecidos serão aulão de zumba, sessões de imposição de mãos por seguidores da arte mahikari, corte de cabelo unissex e limpeza de pele.

Completam a programação os serviços de coleta seletiva de óleo, brechó, cantinho da leitura, orientações sobre combate à violência contra a mulher e feirinha de orgânicos, que estreia a programação, às 5h da manhã.

Mais informações sobre a programação: (81) 3355-3410.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon