França e Espanha juntos em workshop gratuito sobre a Filosofia da solidão

Para celebrar a cultura dos dois países e fortalecer a presença da França e Espanha no Brasil, no dia 29 de junho, a Aliança Francesa Recife e os Institutos Cervantes de Recife e Salvador, com o apoio do Consulado Geral da França no Recife e da Embaixada da Espanha, promovem o workshop Solidões povoadas: Robinson Crusoé e Dom Quixote, em torno da questão da solidão e as ressonâncias entre a Filosofia e Literatura, com reflexões relacionadas ao momento que a sociedade vive, com o distanciamento e os desafios impostos pela pandemia. O curso virtual e gratuito, será ministrado pelo doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Luame Cerqueira, especialista no estudo da filosofia e sua relação com as mais diversas formas de expressões artísticas. Os interessados em participar já podem se inscrever, gratuitamente, pelo seguinte link: https://bit.ly/3zoGTps.

Com base nos pensamentos dos filósofos Nietzsche e Deleuze em torno do estar sozinho e saber povoar esse isolamento, o doutor em filosofia, Luame Cerqueira, que é cofundador do projeto Filosofia & Arte, traz uma discussão sobre as duas maneiras de tornar a solidão uma forma de experimentar outras sensações e sentimentos, a partir de questões como O que é estar sozinho de verdade?.

“O Dom Quixote, uma literatura que há séculos segue viva, não pelo fato do personagem encenar uma figura exótica do homem louco, mas por mostrar uma forma de enfrentar a solidão de maneira intensa, aprofundando-se em si mesmo. O mesmo com personagem Robinson Crusoé, do romance escrito pelo autor inglês Daniel Defoe, que aproveita a condição de náufrago para experimentas novos modos de vida”, explica Luame Cerqueira, que faz uma leitura de Crusoé a partir da obra Sexta-feira ou os limbos do Pacífico, onde o escritor francês Michel Tournier faz uma análise da nova vida do náufrago, distante da sociedade, com a antiga condição do homem civilizado.

“Tanto a Aliança Francesa quanto o Instituto Cervantes compartilha da mesma missão de levar a língua e cultura dos nossos países e isso nos aproxima pelo propósito e nossas afinidades culturais. Por isso, escolhemos organizar em parceria um evento que unisse filosofia e literatura, mas que fosse uma discussão abrangente aos dois países que representamos, por isso a reflexão com Cervantes e Tournier sobre a solidão”, afirma a diretora da Aliança Francesa Recife, Amina Mazouza.

“O propósito do Instituto Cervantes é difundir a cultura da Espanha e dos países de língua espanhola em suas mais diversas vertentes, buscando despertar reflexões e aproveitar os ensinamentos que a arte e a história nos proporcionam para entender o momento atual que vive a nossa sociedade. A parceria com a Aliança Francesa simboliza a nossa missão de promover o intercâmbio cultural como alicerce indispensável em nosso propósito”, afirmam os diretores dos Institutos Cervantes de Salvador e de Recife, Daniel Gallego Arcas e Rosa M. Sánchez-Cascado Nogales.

Serviço:

Workshop Solidões povoadas: Robinson Crusoé e Dom Quixote

Quando: 29 de junho de 2021

Horário: Das 19h às 20h30

Inscrição: Pelo link https://bit.ly/3zoGTps.

Gratuito e aberto ao público.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon