A partir deste mês, o quadrinho Ânsia eterna, da autora Verônica Berta, está disponível no formato digital. A HQ é uma releitura de contos escritos pela escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida, publicados no livro homônimo de 1903.
Em uma proposta artística voltada para a pintura, com forte influência de artistas impressionistas e pós-impressionistas, os principais elementos do livro – suspense, surpresa, grotesco e tragédia – são transportados por Verônica para esta obra.
O quadrinho reúne, portanto, os contos Ânsia eterna, Os porcos e A caolha. De acordo com Verônica, um ponto comum entre as três histórias é a reflexão, em forma de narrativa, sobre as diferentes expectativas impostas à mulher na sociedade brasileira da virada do século XIX para o XX.
PRÊMIOS
Ânsia eterna figurou entre os livros finalistas do prêmio Jabuti 2019, na categoria Histórias em Quadrinhos, recebeu duas indicações ao Troféu HQ Mix, considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros; e também concorreu na categoria Melhor Lançamento de 2018 no 35º Troféu Ângelo Agostini.
SERVIÇO:
FICHA TÉCNICA
Título: Ânsia eterna
Autores: Verônica Berta
Editora: SESI-SP Editora
Ano: 2018
Páginas: 56
Formatos disponíveis: impresso e e-book
SOBRE A AUTORA
Verônica Berta é ilustradora e quadrinista. Graduada em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fez curso superior de desenho na École Émile Cohl (Lyon, França). Trabalhou como ilustradora e desenhista de storyboard no mercado publicitário e como generalista 2D na Mono Estúdio de Animação. Atualmente é ilustradora freelancer e professora de desenho na Quanta Academia de Artes.