No Dia do Fisiculturista, confira a modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

No Dia do Fisiculturista, confira a modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil

Atleta Nívea Campos atua em competições pelo Brasil

Nívea Campos consegue conciliar a carreira de advogada com a de atleta de fisiculturismo. O médico Jônatas Veloso informa sobre a importância do acompanhamento da saúde dos fisiculturistas

Por Jademilson Silva

Hoje, 30 de outubro, é o Dia do Fisiculturista. O fisiculturismo utiliza como base a musculação intensa, quando os atletas desejam chegar à melhor definição muscular. No fisiculturismo há disputas, que são feitas via apresentações coletivas ou individuais, em que os jurados irão comparar um ao outro. Existem posições e ângulos estabelecidos para ressaltar essas definições e composições musculares. São observadas: a simetria, volume, proporção e a definição muscular.  Dependendo da categoria, os homens se apresentam de bermudas ou sungas. Já as mulheres sempre de biquínis.

A Federação Internacional de Fisiculturismo (em inglês, International Federation of Bodybuilding—IFBB), comanda o campeonato mundial, o Mr. Olympia, cujos maiores vencedores foram Lee Haney (oito vezes), Ronnie Coleman (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes) e Dorian Yates (seis vezes).

“O fisiculturismo é um esporte onde o atleta busca levar seu corpo a um nível máximo de condicionamento, mantendo o máximo possível de massa muscular com o mínimo de gordura. Além disso, o atleta precisa também deixar seu físico encaixado em proporções distintas para a categoria que ele escolher”, informa o médico Jônatas Veloso.

O fisiculturismo tem crescido no Brasil, mas já é uma realidade consolidada nos Estados Unidos, berço de grandes campeonatos da modalidade.  

“O atleta de fisiculturismo acaba influenciando muitas pessoas pelo seu exemplo de dedicação, foco, disciplina”, informa o médico Jônatas Veloso.

Jônatas Veloso é médico e atleta de fisiculturismo – Foto: Divulgação

O médico ressalta alguns pontos importantes sobre a preparação dos atletas

Alimentação muito restrita: na fase de ganho de massa muscular, o atleta precisa comer muito além do que ele precisa.  Já na fase de definição, ele sofre uma restrição calórica muito intensa.

Treino: o treino precisa ser planejado individualmente para o físico do atleta, visando melhorar as suas necessidades específicas do seu corpo, tendo peso e volume de treino muito bem ajustados para isso.

Sono: o sono precisa ser sempre bem regulado, tendo em vista que o descanso é importantíssimo na formação do físico do atleta. Essa parte acaba sendo um desafio para mim como médico, no tratamento dos meus pacientes, tendo em vista que na fase de restrição calórica, o sono acaba ficando bem prejudicado também. Assim, nós vamos ajustando isso durante o acompanhamento.

Como se não bastasse tudo isso, poucos atletas vivem de fato do esporte, financeiramente falando. Logo, precisam aliar a uma rotina de trabalho bem desgastante.

O médico Jônatas Veloso pretende participar de mais campeonatos em 2024 – Foto Divulgação

Base emocional

Os aspectos emocionais e psicológicos também são analisados criteriosamente para a manutenção de um equilíbrio saudável dos atletas.

“Nós, enquanto profissionais que acompanhamos os atletas, precisamos deixá-los cientes de que é um esporte que leva tempo. Assim, precisamos trabalhar neles o controle da ansiedade para que os mesmos não queiram acelerar demais o processo, prejudicando a saúde. Fora isso, eles precisam ser conscientizados constantemente onde eles estão no momento, onde precisam chegar, mas sem perder de vista de onde saíram, valorizando todas as conquistas. Uma coisa que acontece muito no processo é que a autocobrança por mais resultados faz com que o atleta não consiga enxergar todo o progresso que foi conquistado até ali”, revela o médico Jônatas Veloso.  

O médico também destaca que é importante tentar manter no atleta sempre a chama acesa para que ele esteja sempre motivado para os próximos objetivos.

Atleta brilha no cenário nacional

Vamos saber um pouco da vida de atleta de fisiculturismo. Convidamos Nívea Campos, 31 anos, nascida no Rio de Janeiro e radicada em Pernambuco, advogada com especialidade no Direito Público. Advoga atualmente na área do Direito Bancário no escritório Urbano Vitalino Advogados, no Recife.

Nívea Campos tem uma rotina de musculação intensa, caminhadas e uma boa alimentação.

“Gosto de ter hábitos saudáveis e fazer atividade física. Quando entro em preparação para competir, o protocolo automaticamente aperta na dieta e aumenta a intensidade dos treinos”, revela a atleta.

E Nívea também não descuida da alimentação e segue tudo à risca.

“Faço 5 refeições por dia, consumindo proteínas em todas elas e sempre bem abastecida de legumes. Minha ingestão de água é em média 3L por dia. Na fase de preparação a dieta vai sendo ajustada de acordo com o objetivo e o físico daquele momento”, revela.

Das passarelas para os palcos de fisiculturismo

Nívea Campos sempre praticou esportes desde pequena. Participou de concursos de beleza, desfiles de moda e práticas desportivas diversas. Quando adolescente, entrou para musculação se apaixonou:

“Com influência de amigos, me apresentaram o bodybuilding e me falaram que eu tinha muito potencial dentro esporte. Iniciei no fisiculturismo em 2017, sempre disputando na categoria bikini. Competi nos anos de 2017, 2019, 2021, 2022 e 2023. Ao total, são 5 anos que sou atleta bikini e não pretendo parar nem tão cedo. O esporte faz parte da minha vida e não consigo mais me ver sem ele. Tive excelentes profissionais ao longo da caminhada. Dentre eles, já tive a oportunidade de ser atleta do Overall Team, capitaneado pelo coach Rubens Gomes (instagram: @coachrubensgomes). Atualmente, faço parte do campeoníssimo RM Team, do coach Ray Milet (instagram: @raymilet) e, desde o começo da minha carreira, venho coletando inúmeros títulos regionais e nacionais”, relata.

SONHOS – Dentre vários sonhos, ela destaca um bastante especial: ser campeã do Mr. Olympia, maior competição mundial do fisiculturismo. A trajetória de campeã já é uma realidade na vida da atleta.

Nívea Campos é advogada e também atleta de fisiculturismo – Foto: Divulgação

“Sou campeã na minha categoria de vários campeonatos regionais e nacionais, possuindo 5 títulos Overall. O mais importante de todos eles, é o Arnold Sports Festival, maior campeonato da América do Sul e do lendário Arnold Schwarzenegger, onde fui campeã na minha categoria e em seguida Campeã Overall me tornando Atleta profissional na categoria Bikini da IFBB PRO LEAGUE”, informa Nívea Campos.

APOIO – além do incentivo da família, em especial da mãe Zilda Campos Viana, do esposo Leonardo Camello e dos amigos, a atleta também tem o apoio profissional de vários prestadores de serviço e empresas.  

A mãe e o marido: principais incentivadores – Foto: Divulgação

“Tenho vários parceiros que acreditam no meu potencial e trabalho dentro do esporte. São eles: Adaptogen, Loja Proteico Suplementos, Smartfit, SóNovo, ViviPharma, médico Jônatas Veloso, Clínica de Estética Acácia Cardoso, Osteopata Túlio Eskinazi, Clínica de Beleza e cuidados com o corpo Posé e a Noodrops.  

Nívea Campos deixa uma mensagem de motivação para os leitores

“Se você tem um sonho, lute todos os dias por ele. A sua mente e o seu corpo precisam trabalhar juntos. Tropeços no caminho irão acontecer, mas você não deve desanimar, porque se o seu objetivo for o seu sonho, você precisa ser forte para enfrentar todos os desafios do caminho e se superar todos os dias. A motivação nem sempre estará com você, mas a disciplina precisa estar ali, todos os dias”, finaliza. 

Participaram da reportagem

Nívia Campos é atleta de fisiculturismo e advogada. @niveacampos.pro

Jônatas Veloso é médico pós-graduado em nutrologia e pós-graduado em medicina esportiva. @jonatasveloso_

Como a Acupuntura pode ajudar a pessoa a ter um sono regenerador?

Quem responde é o médico Luiz Hirata Filho, que é especialista em Acupuntura e Ortopedia
Médico Luiz Hirata Filho diz: “acupuntura proporciona sensação de bem-estar” – Foto: Divulgação

O estilo de vida atual tem aumentado os problemas emocionais no mundo afora e um dos problemas desses tempos da vida moderna que mais se alteraram foi a qualidade do nosso sono. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia é um problema de saúde que atinge cerca de 74 milhões de brasileiros e pode aumentar os riscos de doença cardiovascular, depressão, ansiedade, obesidade e fadiga, entre outros. A insônia é definida como a ausência do sono reparador. Muitas pessoas não conseguem relaxar e dormir um sono de qualidade. Há pessoas cuja insônia é caracterizada pela dificuldade de pegar no sono assim que deitam na cama, ficam acordadas por várias horas, muitas vezes desistindo de dormir naquela noite. Por outro lado, há o tipo de insônia em que a pessoa consegue dormir facilmente, porém acorda diversas vezes em pouco tempo e, ainda há o tipo em que as pessoas afetadas conseguem dormir, mas o sono não exerce sua função reparadora, há uma deficiência funcional do sono neste caso. Normalmente, o tratamento mais comum para a insônia é através de medicamentos que podem provocar efeitos colaterais graves, pois podem causar dependência e tolerância bioquímica.

Segundo Luiz Hirata Filho, médico especialista em Acupuntura e Ortopedia, a boa notícia é que a medicina chinesa tem uma alternativa de tratamento para a insônia.

“A Acupuntura é uma técnica milenar segura e livre de efeitos colaterais, que consiste na inserção de agulhas finas em partes específicas do corpo dependendo do problema a ser tratado. No tratamento da insônia, a Acupuntura proporciona sensação de bem-estar. A melhora é percebida a cada sessão e o paciente vai aos poucos reduzindo suas queixas e passa a dormir melhor”, diz

A Acupuntura tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma terapia alternativa e natural para aliviar a Insônia, além de outros transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

“Ela promove o equilíbrio físico e mental, aumentando a produção de neurotransmissores como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar, sem agredir o corpo e a mente”, finaliza Luiz Hirata Filho.

Luiz Hirata Filho é médico com especialização em Acupuntura e Ortopedia. @drluizhirata

“Academia Recife” é inaugurada no bairro de Dois Unidos

Academia Recife em Dois Unidos – Foto: Hélia Scheppa

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) inaugurou unidade da Academia Recife, em Dois Unidos, localizada na esquina da Av. Hildebrando de Vasconcelos com a Rua S D 5181. O projeto é operacionalizado pela Secretaria de Esportes e funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h. Além dos exercícios físicos, todas as unidades também possuem acompanhamento nutricional gratuito para os alunos. Já nas aulas para o público 60+, o programa oferece sessões de fortalecimento muscular e equilíbrio com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos. Todos os usuários das Academias Recife, realizam o agendamento de atividades direto no portal de serviços Conecta Recife ou AQUI.

FPS realiza atendimento gratuito através da clínica-escola de fisioterapia

Atendimento é gratuito para moradores da Imbiribeira – Foto: Canva

A Faculdade Pernambucana de Saúde inaugurou a Clínica Fisio FPS. O espaço dispõe de atendimento gratuito para comunidades localizadas no entorno do bairro da Imbiribeira. O atendimento acontece de segunda a sexta. Já para alunos da instituição e público geral, os valores são simbólicos. A marcação para triagem pode ser realizada WhatsApp 9.7335-5602 ou presencial.

Corrida de rua na Lagoa do Araçá

A corrida será de 5Km – Foto: Divulgação

A primeira corrida de rua PAES/Lagoa do Araçá acontecerá dia 26 de novembro. A concentração e largada serão às 06h, na rua Engenheiro Alves de Souza, 838A, no bairro da Imbiribeira. O percurso da corrida será composto por 5Km. O valor da inscrição incluirá: café da manhã, camisa oficial e pontos de hidratação. Haverá também recriação para às crianças de 5 a 13 anos. Inscrições AQUI.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon