Apresentação simboliza o retorno às atividades, após dois anos de reestruturação, do grupo infantojuvenil do projeto
A Orquestra Infantojuvenil Criança Cidadã vai se apresentar, pela primeira vez em dois anos, na Galeria 1 da Caixa Cultural Recife, às 15h30 do próximo domingo (19). O concerto tem entrada gratuita, sujeita à lotação das cadeiras disponibilizadas no espaço, e é indicado para todas as idades.
O grupo infantojuvenil, que estava em pausa há quase dois anos, agora conta com a regência do professor Jadson Dias, responsável pela reformulação da “Orquestra B” (como é chamada internamente) após o hiato. “Desde o início do ano estamos ensaiando para isso. Montamos a orquestra e já começamos a ensaiar visando a esse concerto do dia 19″, conta Jadson, que é maestro assistente do projeto.
“É um momento de muita expectativa para os músicos – e para mim também, que vou estar regendo esse retorno aos palcos”, reforça o regente, que anuncia outra novidade. No domingo que vem, a Infantojuvenil estreia uma nova formação, desta vez incluindo instrumentos de sopro: “Até então, tínhamos apenas instrumentos de cordas, mas incluímos agora alguns de sopro: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone e tuba”.
O repertório também representa um desafio aos alunos do grupo, que são de nível intermediário, mas foram incumbidos de tocar composições mais complexas, por exemplo: o primeiro movimento de “Eine kleine Nachtmusik, KV 525”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e a “Suíte sinfônica nº 1” da ópera “Carmen”, de Georges Bizet (1838-1875).
A plateia irá ouvir, também, “Mourão”, de César Guerra-Peixe (1914-1993) e Clóvis Pereira (1932), um arranjo de Sérgio Campelo de um “Pot-pourri de cantigas de roda”, além de um “Pot-pourri de xotes” arranjado por Wilson Dobbins. Para finalizar, uma das canções mais queridas da Orquestra Criança Cidadã: o “Lamento sertanejo”, de Gilberto Gil e Dominguinhos, com um arranjo exclusivo para a OCC feito pelo maestro Nilson Lopes.
Além da reestreia da Orquestra Infantojuvenil, o concerto ainda celebra a reiteração da parceria com a Caixa Econômica Federal, que renova seu contrato com a Orquestra Criança Cidadã pelo 14º ano consecutivo.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com realização da Funarte e patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
SERVIÇO
[MÚSICA] Série Caixa Cultural Recife – Concerto da Orquestra Infantojuvenil Criança Cidadã
Data: 19 de junho de 2022 (domingo)
Local: Galeria 1 da Caixa Cultural Recife, Av. Alfredo Lisboa, 505, Recife
Horário: 15h30
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Patrocínio: Caixa e Governo Federal