Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Pesquisa: 93% dos empresários brasileiros estão otimistas com os negócios em 2024

A Amcham-PE apresentou ontem (28), os resultados da pesquisa Plano de Voo 2024, para empresários e gestores públicos do Estado. Realizada em parceria com o PoderData, o estudo ouviu 775 líderes empresariais brasileiros e revelou um otimismo com os negócios. Realizado entre 3 e 18 de janeiro, o estudo consultou predominantemente CEOs, sócios e diretores de grandes e médias empresas em todo o Brasil. Os resultados indicam que 93% dos participantes antecipam um crescimento nas receitas de suas empresas para o ano corrente, com quase metade projetando um aumento acima de 15%.

No encontro no Recife, a pesquisa foi apresentada pela gerente regional da AMCHAM, Fernanda Angeiras, e contou com participações do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, e do consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Leonardo Lahud.

Razões do otimismo

Este otimismo é atribuído principalmente ao aumento das vendas no mercado interno (72%), expansão da capacidade de produção ou prestação de serviços (49%) e ganhos de eficiência ou redução de custos (49%), entre outros fatores. No que diz respeito às expectativas em relação ao governo para impulsionar o crescimento econômico, as principais medidas destacadas são o equilíbrio fiscal (80%), a regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo (62%), juntamente com a ênfase na segurança jurídica e redução da burocracia (62%).

Prioridades para os empresários

A sondagem indagou sobre as áreas que deveriam receber prioridade do governo federal no segundo ano de mandato. Entre as 14 opções apresentadas, as mais mencionadas pelos empresários foram:

  1. 1. Política Econômica (79%)
  2. 2. Infraestrutura(54%)
  3. 3. Empregos (53%)
  4. 4. Inovação e Tecnologia (49%)
  5. 5. Política Industrial (46%)
Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon