‘O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas’. Foi a partir destes versos do poeta Carlos Drummond de Andrade que um grupo de professores de Petrolina – PE foi buscar inspiração para o tema central do projeto pedagógico 2019 do Colégio Plenus.
O primeiro encontro aconteceu com um café da manhã, nessa quinta-feira (31), no qual a diretoria da escola deu as boas-vindas aos profissionais que atuam com alunos da Educação Infantil ao pré-vestibular. Depois, após a formação de grupos, as equipes realizaram dinâmicas interativas e com muito bom humor anteciparam o clima que vai prevalecer nas salas de aula durante todo este ano.
Levando ao pé da letra o tema ‘Vamos de mãos dadas’, a executiva de RH da empresa Rede Humana Consultoria, Ana Paula Moreira apresentou a palestra ‘Engajamento e trabalho em equipe geram resultados extraordinários’. Durante mais de uma hora, Ana Paula, que também é Master Coach Integral Sistêmico, manteve a atenção da plateia com exercícios, questionamentos, variações temáticas apresentação de vídeos e contando pequenas histórias.
“Adorei trabalhar com a equipe Plenus. A instituição comprometida com o ensino de qualidade e a que mais aprova no Vale do São Francisco. Juntar o corpo docente e operacional antes do ano letivo começar é muito estimulante e gratificante também”, disse Ana Paula.
Após a palestra, a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos destacou a importância do encontro como investimento na formação para melhoria dos profissionais e ressignificação da prática do ato educativo. “A escola deve ser um ambiente de prazer, aconchegante onde o aluno goste de estar principalmente por conta do profissionalismo do professor”, pontuou.
O I Encontro Pedagógico prossegue na tarde desta quinta-feira e na sexta-feira (1) com reuniões entre os professores para desenvolvimento dos planejamentos anuais. “Vamos aprofundar ainda uma série de temas, a exemplo das mudanças na educação do país com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)”, concluiu Sílvia Santos.