Projeto Ruas Completas prevê humanização da Rua da Hora – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Projeto Ruas Completas prevê humanização da Rua da Hora

Reduzir a velocidade da via para 30 km/h, retirar uma das faixas para veículos e investir na qualificação das calçadas fazem parte de uma série de intervenções planejadas pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira no projeto Ruas Completas para a Rua da Hora, no Espinheiro. O projeto piloto na cidade, que promete uma transformação urbana para humanizar ainda mais o bairro, foi apresentado pelo secretário-executivo do ICPS, Sidney Schreiner, em reunião que aconteceu na TGI. “Iremos priorizar a melhoria para a mobilidade ativa e para transporte público. A meta é tornar as ruas atrativas para as pessoas não para os carros”, afirmou.

O projeto prevê supressão de uma das faixas de veículos para o alargamento das calçadas, elevação de travessias de pedestres e afunilamento das esquinas nas vias transversais. Entre as intervenções está prevista ainda a transformação das faixas de rolamento remanescentes em ciclorrota, por meio da implantação de sinalização para o compartilhamento entre a bicicletas, carros, motos e ônibus.

A via que hoje tem uma velocidade média de 50 km/h será reduzida para 30 km/h. Essa diminuição integra as ações para aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas e estimular a presença de mais pessoas na rua. “Hoje a média é de mil pessoas por hora caminhando na rua, com essas intervenções esse número vai dobrar ou triplicar, incentivando também o comércio de rua”, declarou. A atratividade para uma presença mais intensiva de pessoas circulando no local será incrementado com novos mobiliários e equipamentos urbanos.

Uma preocupação tratada na reunião é a conservação e manutenção das árvores. Elas são um fator que contribui para a caminhabilidade no bairro, com o sombreamento diário, mas dificultam a iluminação pública. Frente a esse problema, uma das metas futuras para o local está o embutimento da fiação e implantação de iluminação adequada.

Uma das intervenções para reduzir o trânsito na via será a instalação de um semáforo no ponto de encontro da Rua da Hora com a Avenida Rosa e Silva. Os especialistas apontaram esse como um dos principais gargalos que tem ocasionado os engarrafamentos no bairro.

“É uma iniciativa importante para que as pessoas voltem a ocupar a rua. Será muito atrativo e positivo para o comércio, inclusive no horário noturno”, destacou na reunião a moradora do bairro, Nidiane Cavalcanti.

O consultor Francisco Cunha alertou para a necessidade de discutir também o acompanhamento do projeto, não apenas as intervenções. “As boas calçadas são muito usadas pelas motos ou ocupadas por carros para estacionamento. Além disso, sem uma manutenção adequada, em seis meses tudo se acaba de novo”, disse. Ele ressaltou também a necessidade de haver um replantio da arborização que foi derrubada no bairro nos últimos anos.

O conceito de Ruas Completas visa a democratização e valorização do espaço público para garantir a segurança e o conforto a todos os modos de transporte. A proposta para a Rua da Hora está em construção conjuntamente com moradores, comerciantes, movimentos da sociedade civil organizada, além dos especialistas da Prefeitura do Recife.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon