Projeto “Tá com Elas – o crédito é da mulher” é destaque no Global Mayors Challenge

O programa “Tá com Elas – o crédito é da mulher”, dirigido pela Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife é uma dos 50 finalistas do Global Mayors Challenge 2021. A competição de inovação identifica e acelera as ideias mais ambiciosas desenvolvidas por cidades no enfrentamento à pandemia.

As 15 cidades vencedoras dessa premiação receberão o aporte de US$ 1 milhão e um robusto suporte de vários anos para implementar e divulgar suas ideias. Para conquistar o investimento, a PCR segue agora para a Champion Phase, que é uma etapa de quatro meses da competição para aperfeiçoar as propostas com a assistência técnica da Bloomberg Philanthropies e sua rede de especialistas em inovação.

O projeto da cidade do Recife possibilitará às mulheres tomadoras de microcrédito várias camadas de serviços de qualificação profissional e empoderamento. De acordo com a secretária da mulher do Recife, Glauce Medeiros, entre os apoios que as empreendedoras receberão estão a participação em uma incubadora de negócios, cursos EADs, assessoria jurídica e contábil e tutorias individualizadas.

“Em um momento de crise econômica como a que estamos passando, e que foi agravada pela crise sanitária, as desigualdades sociais se acentuaram. Com a desigualdade de gênero não foi diferente. A partir do desafio de atender o compromisso do prefeito João Campos, de promover a igualdade de gênero, de fazer o enfrentamento à desigualdade social e de gerar oportunidades para quem mais precisa, a Secretaria da Mulher começou a desenvolver um projeto nessa área de desenvolvimento sustentável e inovação para promover a igualdade de gênero”, explica a secretária Glauce Medeiros.

O projeto começou com a perspectiva de criar uma incubadora e de fomentar uma rede de mulheres empreendedoras na cidade. “Neste contexto surgiu o a oportunidade de escrever o projeto no Global Mayors Challenge 2021. A partir disso, essa ação passou a ser desenvolvida em integração com outras secretarias, como a  Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, a Secretaria de Transformação Digital, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a própria assessoria especial do Prefeito.”

O projeto finalista traz uma proposta que acopla uma série de serviços e as ações focalizados nas mulheres ao programa de microcrédito da Prefeitura do Recife, que tem como meta atender quinze mil mulheres até 2024.  “Entre os serviços propostos que estão contidos no projeto está o treinamento de agente de crédito para realizar uma busca ativa de mulheres empreendedoras, um treinamento específico para esses agentes, com formação EAD e presencial, a incubação dos empreendimentos com apoio digital, jurídico e contábil e o fomento a uma rede de mulheres empreendedoras, com a criação de canais formais para troca de experiências e comercialização de produtos e serviços.” Entre as mentorias, por exemplo, uma das alternativas de formação será em marketing digital.

A secretária explica que o projeto tem o objetivo de promover um incremento financeiro para mulheres empreendedoras, que pode ser medido diretamente pelas taxas de retorno entre o investimento público, microcrédito orientado, e o faturamento. “Ao aumentar a participação das mulheres beneficiárias na composição da sua renda familiar e promover a autonomia financeira delas,  vamos também avaliar a percepção de empoderamento dessas empreendedoras. Isso é importante também para o enfrentamento à violência, visto que a saída das mulheres do ciclo de violência tem muita relação com a condição delas de sobrevivência e de autonomia financeira”. As empreendedoras que passarem pela etapa da incubação também poderão atuar como mentoras de novas turmas, segundo a secretária.

As Grand Prize Winners, cidades vencedoras que receberão o aporte financeiro, serão anunciadas no início de 2022.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon