Espaço urbano, resultado da parceria entre a Prefeitura do Recife e O Boticário, passa por reformulação assinada pela Dot. Promo, trazendo elementos da cultura local em um projeto que une beleza e tradição.
Inaugurada em 2022, a r.u.a. dos amores, já consagrada como um dos pontos preferidos para fotos no centro do Recife Antigo, vai ganhar uma nova cara a partir deste sábado (26). O espaço, fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e O Boticário, passará por uma revitalização conduzida pela agência Dot. Promo, responsável pela criação e produção do projeto. A renovação busca oferecer aos visitantes uma experiência visual diferenciada, reforçando a ligação entre beleza e cultura no coração da cidade.
Para conceber uma r.u.a. dos amores que representasse as verdadeiras paixões pernambucanas, a Dot. Promo se inspirou nos vínculos afetivos que permeiam a cultura local e integram o dia a dia da população. Nesse sentido, elementos das tradições do frevo, maracatu, forró e outros ritmos típicos foram incorporados para criar espaços que celebram a dança e a música. Além disso, características marcantes da arquitetura da cidade, como as pontes, gradis das fachadas históricas e cobogós, foram cuidadosamente integradas ao projeto.
Esses componentes foram mesclados de forma criativa, resultando em um ambiente que não apenas encanta visualmente, mas também desperta uma conexão emocional com o público. Toda a ornamentação do espaço foi pensada para refletir a diversidade e a riqueza da cultura pernambucana, utilizando cores vibrantes e padrões decorativos que estarão presentes em toda a extensão da r.u.a. dos amores, que ficará aberta à visitação pública por um ano.
Segundo a diretora de Marketing Regional do Boticário, Jacqueline Tobaru., além de exaltar a beleza de Pernambuco, a r.u.a dos amores simboliza o amor, valor que a marca tanto preza: “é uma enorme alegria poder anunciar que adotamos novamente a r.u.a dos amores, revitalizar esse local, que transborda amor por meio da arte é muito simbólico para a conexão do Boticário com os recifenses. Queremos cada vez mais valorizar a cultura, os artistas, o povo e o orgulho de fazer parte de quem constroi dia após dia uma cidade cada vez mais repleta de histórias inspiradoras”.
Simone Malta, diretora-executiva da Dot. Promo, compartilhou que “o maior desafio foi equilibrar a autenticidade das referências culturais locais com um design contemporâneo e acessível. Queríamos que os elementos históricos e culturais ficassem em evidência, mas, ao mesmo tempo que o espaço trouxesse inovação e surpreendesse tanto os recifenses quanto os turistas que visitam o local."
Os oito murais serão renovados sob a curadoria do artista pernambucano Manoel Quitério, com a participação de um coletivo e sete artistas locais. As obras, inspiradas em Pernambuco, abordarão temas como a comida, o Rio São Francisco, a diversidade e a cultura popular. Placas informativas e bancos também serão revitalizados, mantendo a harmonia estética do local. "Essa revitalização da r.u.a. dos amores vai além de uma intervenção estética. Ela representa um resgate do orgulho cultural e do pertencimento. Ao dar uma nova vida ao espaço, estamos revivendo esse ponto de encontro que une história, arte e o dia- a- dia da comunidade, contribuindo para que o Recife continue sendo um celeiro de cultura e inspiração," reforça Simone.
Para além do passeio pelo local, a r.u.a dos amores também poderá ser conhecida e visitada através de um walking tour, narrado pelo recifense Caio Braz. São 4 episódios que apresentam e contextualizam o ouvinte sobre a R.U.A dos Amores e seus arredores, incluindo outros pontos turísticos do Bairro do Recife. O conteúdo estará disponível no spotify oficial do Boticário, a partir de 26 de outubro. “Ser convidado para narrar e guiar pessoas sobre um novo ponto turístico na minha amada Recife, é como falar sobre mim. Contar sobre um espaço repleto de expressões artísticas, ocupando um espaço público, no Centro Histórico, é dar vida ao que temos de mais bonito. Estou muito feliz em fazer parte dessas iniciativas, pois promover a cultura e o turismo do Recife fazem parte do meu propósito desde o primeiro momento em que me tornei comunicador ", conta Caio Braz.