O ANCITI Awards 2023, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), em colaboração com a Bright Cities, destacou três municípios pernambucanos entre os 15 premiados por apresentarem projetos relacionados ao tema “Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas”. Pela segunda vez consecutiva, Recife liderou o ranking nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Petrolina e Ipojuca alcançaram o quinto lugar em categorias para cidades de 100 mil a 500 mil moradores e cidades com até 100 mil habitantes, respectivamente.
A entrega dos troféus ocorreu durante o Smart Gov Brasil, evento nacional da ANCITI, que visa discutir soluções de inovação e tecnologia na gestão pública para aprimorar a qualidade de vida da população. Para concorrer, os municípios responderam a um questionário com 170 perguntas e apresentaram evidências dos resultados de seus projetos, com a Bright Cities desempenhando papel crucial na execução dessa etapa.
Johann Dantas, presidente da ANCITI, celebrou os avanços nas gestões municipais em 2023, destacando a diversidade e a maturidade dos municípios presentes no evento. Ele ressaltou a capacidade das cidades de pequeno e médio porte em investir em tecnologia, transformando a vida dos cidadãos. Além disso, enfatizou a autonomia proporcionada pela tecnologia, permitindo que mesmo municípios menores desenvolvam soluções sem depender de grandes empresas. “No primeiro dia do evento, estiveram aqui municípios que representam essa pluralidade do Brasil. Cidades de pequeno e médio portes têm um grau de maturidade muito claro sobre investimentos na área de tecnologia e a transformação que esse investimento causa na vida do cidadão. O mais interessante é que são cases criados dentro dos próprios municípios. A tecnologia está permitindo que o autodidata, que é aquele que fica na ponta, possa fazer tecnologia sem depender de grandes empresas”.
Na categoria de cidades com mais de 500 mil habitantes, além de Recife, outras cidades premiadas incluíram Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Recife foi reconhecido como referência global no uso do WhatsApp para fornecer serviços municipais digitais. “A capital pernambucana vem apostando nos processos de inovação aberta e ofertando, cada vez mais, serviços pelo aplicativo Conecta Recife aos seus cidadãos, sendo referência para todo o Brasil. Desde 2022, a prefeitura vem colecionado importantes premiações que reconhecem e selam o trabalho realizado. Agora, é com muita alegria que fechamos 2023 como cidade bicampeã do ANCITI AWARDS”, afirmou o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida.