Evento internacional reúne representantes de 56 países e antecipa debates estratégicos para a COP30, em Belém
De 12 a 16 de maio, Pernambuco se torna o epicentro do debate global sobre mudanças climáticas com a realização da 19ª Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária (CBA19), no Cais do Sertão, no Recife. Promovido pelo International Institute for Environment and Development (IIED) e apoiado pelo Governo do Estado, o encontro acontece pela primeira vez na América Latina e reúne cerca de 450 participantes de 56 países. O objetivo é discutir estratégias comunitárias de resiliência frente a eventos climáticos extremos, em um momento-chave de preparação para a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).
Com o tema "Como Podemos Obter Uma Adaptação Justa e Equitativa?", a CBA19 propõe um formato dinâmico de intercâmbio entre comunidades tradicionais, governos, ONGs e especialistas de diversas regiões do mundo. A programação inclui quatro plenárias, 27 sessões paralelas, painéis relâmpago, oficinas interativas e o festival cultural “Clima de Mudança”, que será realizado na quarta-feira (15), das 16h às 20h, no vão livre do museu, com acesso gratuito. Destaque também para o “Shark Tank climático”, no qual até 20 startups terão a chance de desenvolver soluções ambientais com apoio técnico e investidores internacionais.
As atividades se estruturam em torno de três eixos principais: adaptação liderada localmente, soluções urbanas de base comunitária e práticas baseadas na natureza, com valorização de saberes indígenas e tradicionais. Além do conteúdo apresentado no Cais do Sertão, haverá visitas guiadas a comunidades do Grande Recife e de cidades do interior. Esses encontros in loco permitirão aos participantes observar como diferentes regiões enfrentam os desafios impostos pela crise climática com criatividade, inovação e articulação comunitária.
A conferência também será um espaço de articulação política e técnica. No último dia, será realizado um fórum de encerramento com os principais aprendizados do evento, sintetizando mensagens-chave para serem levadas à COP30. A proposta é alinhar práticas locais às metas internacionais estabelecidas no Acordo de Paris e fortalecer a presença do Sul Global no debate climático. Pernambuco, único estado brasileiro convidado a apresentar suas políticas públicas na London Climate Action Week, em 2024, reforça sua liderança na agenda ambiental ao sediar a CBA19.
A secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, avalia que o evento coloca o estado em posição estratégica. “A conferência representa uma oportunidade estratégica para Pernambuco compartilhar suas experiências e iniciativas. Além disso, a CBA19 dará visibilidade não apenas às iniciativas locais, mas também será um momento importante para conhecer boas práticas e inovações de todo o planeta na busca por soluções equitativas para a adaptação climática”. Já Paul Mitchell, do IIED, destaca: “As conferências da CBA são baseadas em princípios de equidade e inclusão. Estamos entusiasmados por poder ter esta conversa em Recife”.
Serviço
CBA19 – Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas
📍 Local: Cais do Sertão – Recife (PE)
📅 Data: 12 a 16 de maio de 2025
🌐 Programação completa: https://www.cba19.org
🎟️ Ingressos esgotados