A Sala do Empreendedor da Prefeitura do Recife fomentou este ano, até julho, a liberação de R$ 2.306.160,00 em crédito produtivo para 870 micro e pequenos empreendedores da cidade. Realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a ação tem o objetivo de estimular a geração de renda por meio da liberação de crédito financeiro e da renegociação de valores já disponibilizados. Em atendimento remoto desde março, a equipe da Sala do Empreendedor orienta os interessados sobre como obter o crédito, oferecido pelo banco dentro do programa Crediamigo.
Além de articular a liberação das verbas, a Sala prestou mais de 40 mil atendimentos durante o período, entre eles informações sobre compras, orientações contábeis, consultorias do Sebrae, alvarás de funcionamento, serviços para os microempreendedores individuais (MEIs) como formalização, declaração anual de Imposto de Renda, emissão de DAS, CIM, inscrição estadual e encaminhamento para órgãos como Vigilância Sanitária, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, Secretaria de Finanças e Corpo de Bombeiros. Mais de 8 mil empreendedores procuraram a Sala.
De acordo com o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, o volume de crédito viabilizado pela atual gestão municipal é inédito na história da cidade. “No ano passado conseguimos liberar mais de R$ 4,6 milhões, sempre em parceria com as instituições financeiras. Nossa equipe continua a postos para prestar todos os serviços ao empreendedor recifense, que mais do que nunca precisa de apoio durante a pandemia. Enquanto as atividades não voltam ao normal, o atendimento está sendo feito por e-mail e Whatsapp”, aponta. Os usuários podem procurar a Sala pelo e-mail saladoempreendedor@recife.pe.gov.br e via mensagens de Whatsapp para os números (81) 99171-1181 (apenas crédito), 99488-6150, 99427-0810, 99264-2040 e 99262-1892.
ORIENTAÇÃO – A Sala do Empreendedor é um espaço da Prefeitura do Recife, gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e voltado para os micros e pequenos empreendedores, formalizados ou não. O objetivo é orientá-los sobre temas como linhas de financiamento; elaboração de cadastro de fornecedores; promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial; informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais; informações sobre concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações.
A Sala do Empreendedor tem três unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura; Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; e Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro.