A Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.d.e.i.a.S.) inicia hoje (17) seu primeiro edital para receber propostas. Serão oferecidas dez vagas para incubação e outras dez para pré-incubação na unidade do Senac no Porto Digital. O prazo para inscrição se estende até 28 de abril, com o anúncio das startups selecionadas previsto para 20 de maio.
Criada para impulsionar empreendimentos de base tecnológica nas áreas de atuação do Senac-PE, a i.d.e.i.a.S. é uma iniciativa do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, em colaboração com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ciclo de incubação terá duração de 24 meses, abrangendo as etapas de Pré-Incubação, Ideação, Validação, Operação, Tração, Scale-Up e Graduação.
As propostas submetidas devem atender a alguns critérios, como viabilidade técnica e econômica, potencial inovador e integração com a estrutura de ensino e pesquisa do Senac Pernambuco. Além disso, devem estar alinhadas com as áreas de atuação do setor do comércio de bens, serviços e turismo, sendo impedida a incubação de empreendimentos sem estudantes ou ex-alunos de cursos do Senac-PE com carga horária mínima de 15 horas e até três anos de conclusão do edital. A incubadora oferecerá às startups selecionadas infraestrutura e suporte operacional, incluindo área física, tecnológica, de apoio, de gestão e educacional.