Sesc Santa Rita realiza exposição literária sobre Paulo Leminski

Após a euforia e irreverência do Carnaval, o Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, mantém a efervescência cultural na cidade homenageando um dos maiores e mais inovadores poetas brasileiros do século 20. A partir da próxima segunda-feira (26/02), a unidade recebe a Mostra Literária Paulo Leminski, com ilustrações que retratam a vida e a obra do escritor paranaense. A exposição, que é aberta ao público, segue até o dia 16 de abril, com visitação disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

O projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, que tem circulado pelo país desde o ano passado e já passou por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. No Recife, a abertura da mostra será na próxima segunda-feira (26/02), às 19h, com uma roda de conversa sobre a produção literária do escritor homenageado. O encontro, que acontece no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira do Sesc Santa Rita, terá como convidados os professores Eduardo Gonçalves e Cristina Almeida, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A exposição conta com 16 ilustrações produzidas pelo artista plástico Fabio Dudas, que dá materialidade e interpretação aos poemas de Paulo Leminski por meio da pintura. “A mostra está repleta de poesia e conta com um acervo vasto. Assim, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e a obra dele”, conta a professora de Literatura do Sesc Santa Rita, Cláudia Cavalcanti.

Paulo Leminski – Nascido em 1944 em Curitiba, foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Com uma poética popular apesar de profunda e complexa, o escritor também atuou como crítico literário, tradutor e professor, construindo uma obra de concisão, irreverência, coloquialidade e rigor na estrutura textual. Leminski misturava todos esses elementos se apropriando dos recursos visuais da publicidade, dos provérbios e trocadilhos populares, além da poesia concretista. Aos 44 anos, o poeta morreu em junho de 1989, na capital do Paraná.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Mostra Literária Paulo Leminski

Local: Sesc Santa Rita, Rua Cais de Santa Rita, 156, São José

Período: de 26 de fevereiro a 16 de abril

Abertura: 26 de fevereiro, às 19h

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h

Entrada gratuita

Informações: (81) 3224-7577

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon