Sucos ajudam a combater a ressaca e a recuperar o corpo para folia

Cometer excessos durante as prévias carnavalescas e durante a própria Folia de Mono é normal. Hidratar o organismo e controlar o índice glicêmico são fatores importantes para ajudar a recuperar o corpo dos exageros e se preparar para uma maratona de blocos e troças. Uma ótima maneira de se manter disposto e evitar os inconvenientes da ressaca, é desintoxicar o organismo de forma saudável. Para acordar com todo o gás e amenizar os sintomas como acidez, gases e enjoos, provocados pelo excesso de álcool, e, muitas vezes também pela ingestão de comidas pesadas, é importante ficar atento ao consumo de alimentos que possam trazer benefícios à saúde nessa hora.

Mayara Guimarães, nutricionista e professora das disciplinas de Nutrição Normal e Dietética e de Bioquímica da Nutrição da Faculdade UNINABUCO Olinda, explica o que o excesso de álcool e de alimentos condimentados é capaz de causar no organismo. “O álcool é diurético, por isso que ao beber, um dos primeiros sintomas é aumentar a vontade de fazer xixi, Além disso, a bebida alcoólica causa intoxicação do fígado, pois tenta expulsar o álcool do sangue”.

Essas alterações podem ser amenizadas com a reidratação e o consumo de alimentos antioxidantes. “A utilização de bebidas isotônicas e/ou eletrólitos naturais, como a água de coco, são amplamente recomendados para recuperar o estado de hidratação do organismo. As frutas e legumes vermelhos ou roxos, a exemplo dos morangos, uvas, framboesa, mirtilos e beterraba, são riquíssimos em antioxidantes denominados de antocianinas, que ajudam a diminuir a intoxicação por radicais livres presentes no corpo pelo consumo exagerado de álcool”, diz a nutricionista.

Ainda segundo a professora, outra proposta seria a utilização de chás digestivos e anti-inflamatórios, como: boldo, camomila, chá verde, hortelã e canela. Pois essas ervas ajudam na defesa da microbiota intestinal e melhoram a digestão. Também é importante no momento pós álcool evitar ingerir alimentos gordurosos, carne vermelha em excesso, fritos, gratinados, café, pimenta, curry, cominho, chocolate e refrigerantes.

A bebida desidrata todo o corpo, então repor os nutrientes é importante para esse processo de recuperação, pois muitos dos sintomas, como a dor de cabeça, são provenientes da desidratação. Estando revigorado, já é hora e acompanhar mais um dia de festa. Segue algumas dicas de sucos para ser tomados no café da manhã, de preferência em jejum. Eles vão ajudar a otimizar a saúde da flora intestinal e na reidratação do organismo.

SUCO 1

2 rodelas de abacaxi

200 ml de água de coco

1 maçã pequena

1 colher de sopa de hortelã

SUCO 2

1 beterraba média

100 ml de suco de uva integral

100 ml de água de coco

4 lascas de gengibre

SUCO 3

10 morangos médios

1 colher de sopa de mirtillo e framboesa

10 uvas roxas

100 ml de água de coco

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon