CREA-PE promove seminário sobre “O Futuro do Saneamento em Pernambuco” - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

CREA-PE promove seminário sobre “O Futuro do Saneamento em Pernambuco”

Revista algomais

O Crea-PE promoverá um seminário sobre “O Futuro do Saneamento em Pernambuco” no dia 13 de agosto, das 15h às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife. O evento, coordenado pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea, reunirá profissionais, entidades e representantes da sociedade civil para discutir as metas e desafios do setor. O Governo de Pernambuco estabeleceu o objetivo de garantir 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgotos até 2033, com investimentos significativos necessários para atingir essas metas.

O seminário contará com palestras de especialistas que são referência na pauta, incluindo Leo Heller, ex-Relator Especial da ONU para Direitos Humanos à Água e Saneamento; Antonio Miranda, especialista em Gestão de Serviços de Água e Saneamento; Rodrigo Ribeiro, secretário de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco; e Alex Campos, diretor-presidente da Compesa. A mediação ficará a cargo da engenheira civil e consultora Fernandha Batista. As discussões se concentrarão nos desafios e oportunidades da gestão do saneamento, especialmente considerando a possível privatização dos serviços.

Agenda TGI

“A nossa expectativa é de que esse seminário seja de fato um marco no acompanhamento da modelagem, chamando a atenção de vários atores fundamentais que estão ausentes desse processo, contribuindo para a formulação desta política pública fundamental para a saúde e qualidade de vida da população pernambucana”, alerta Antonio Miranda, palestrante e coordenador do seminário. Segundo ele, “o Crea tem o máximo interesse em colaborar e em acompanhar de perto todo o processo”.

No evento, o secretário Rodrigo Ribeiro vai trazer o posicionamento do Governo do Estado sobre esta questão. “O que o Governo está fazendo através da modelagem é manter a Compesa focada na produção e no tratamento da água, que carece de investimentos que se aproximam de R$ 10 bilhões para a universalização, e atrair a iniciativa privada privada para ampliar os investimentos na distribuição e na cobertura de esgotamento sanitário”, adianta Ribeiro.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destaca que o seminário visa iniciar um movimento contínuo em Pernambuco, promovendo a participação ativa da sociedade e das entidades envolvidas no setor. A Compesa e o Governo do Estado enfrentam o desafio de investir R$ 23,6 bilhões para cumprir as metas estabelecidas, abrangendo todos os municípios e Fernando de Noronha. O evento é presencial, mas será transmitido também ao vivo pelo canal do YouTube do Crea-PE, TV Crea-PE.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon