UFPE anuncia aplicativo que conecta mulheres que sofrem abuso no transporte público – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

UFPE anuncia aplicativo que conecta mulheres que sofrem abuso no transporte público

Revista algomais

113

No próximo dia 9, às 16h, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, será lançado o aplicativo N!NA http://superninas.org/ , com o intuito de ajudar vítimas de assédios dentro dos transportes coletivos. A plataforma digital funciona em rede e, ao ser acionada, emite um alerta informando a localização, o horário, a linha do ônibus e qual o tipo de violência que a usuária está sofrendo (verbal, física, sexual). As idealizadoras, Simony César e Lhaís Rodrigues, selecionado pelo programa de inovação social mais recente da Red Bull Amaphiko, farão a apresentação do N!NA.

O dispositivo cria um mapa informativo que permite acompanhar os casos de abuso contra a mulher na mobilidade urbana. Para se cadastrar, basta utilizar uma conta do Facebook.

O objetivo de N!NA é atuar emergencialmente ativando pessoas próximas à vítima, e preventivamente ao fornecer dados estatísticos. O nome do aplicativo é uma homenagem à cantora e compositora americana Nina Simone (1933-2003), ícone de luta e resistência feminina.

A versão teste do aplicativo será lançada em versão beta para cem alunas dos diversos centros acadêmicos da UFPE do Campus Recife. O objetivo é lançar a versão oficial no primeiro semestre de 2018.

PROGRAMA – Red Bull Amaphiko é um programa que, desde 2014, dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Presente no Brasil, na África do Sul e Estados Unidos, o programa apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades.

 

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon