O Virtuosi retoma sua programação após período de isolamento, sendo agora intitulado Virtuosi Rafael Garcia em homenagem ao seu diretor artístico, falecido em outubro de 2021. Capitaneado pela pianista Ana Lúcia Altino, a 24ª edição do festival acontece de 10 a 15 de abril. A entrada é gratuita.
O concerto de abertura será no dia 13, no Teatro Santa Isabel, com o violinista Emmanuele Baldini acompanhado pelo pianista Lucas Thomazinho. O programa contempla Beethoven, Strauss e Mignone. No dia 14, às 20h, será realizado o Concerto Funarte (em alusão ao Prêmio Funarte Festivais de Música 2021) em homenagem a Rafael Garcia, apresentado pelos artistas Ana Lúcia, Rafaell e Leonardo Altino, viúva e filhos do maestro Rafael Garcia. Serão apresentadas obras de Ilza Nogueira (estreia mundial), Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Paganini e Marlos Nobre. O concerto ainda marca o retorno da pianista Ana Lúcia Altino aos palcos, após 12 anos.
No dia 15, às 19h, acontece o Grande Concerto Virtuosi, que traz obras inéditas e outras que nunca foram executadas na América do Sul. A noite conta com a participação de músicos instrumentistas, cantores e bailarinos para executar peças como Quarteto para Um, de Garth Knox, com Rafaell Altino na viola. Em seguida, Rafaell apresenta a Chaconne, de Johann Sebastian Bach, numa versão da musicóloga Helga Thoene. Terá a participação dos cantores Nadja Sousa, Virginia Cavalcanti e Lucas Melo e dos bailarinos Gê Rodrigues e Natali Araújo. Em seguida, Leonardo Altino e Lucas Thomazinho apresentam a Sonata para cello e piano, de Serge Rachmaninoff.
A programação segue com a Dança do Grande Cachimbo da Paz , apresentada pelo Ensemble Vocal Cantamus (regência de Gilson Celerino) e Orquestra Jovem de Pernambuco (regência de Nilson Galvão), além de coreografias de Gê Rodrigues e participação de vários bailarinos e da cantora Nadja Sousa (soprano). Finalizando a noite de concertos, o músico Leonardo Altino toca com a Orquestra Jovem de Pernambuco o Concerto nº1 em Dó Maior, de Haydn, para cello e orquestra.
O festival também ocupa o Mamam com masterclasses como oficinas de percussão para crianças e jovens com deficiência ministrada pelo professor Jorge Martins nos dias 11 e 12, e o Virtuosi Diálogos, que promove debates nos dias 10 e 11, com o professor Sergio Barza. As inscrições devem ser feitas através do https://forms.gle/aenhimCayKEm8KAJ6.
Haverá também concertos no Compaz Dom Helder Câmara com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão, no dia 14, às 17h, e na Igreja Matriz da Boa Vista, onde haverá o concerto em celebração à Páscoa Via Crucis - Via Lucis, dia 12 de abril, às 19h30. O Ensemble Vocal Cantamus e o Collegium Musicum de Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentam obras de Palestrina, Bach, Widor, Rheinberger, Celerino, entre outros. Mais Informações: (81) 3203.6023, @virtuosi, www.virtuosi.com.br