Para incentivar o desenvolvimento de empreendimentos na área da economia criativa e aproximar os produtores locais do público consumidor, o Plaza Shopping vai se transformar, pela 12ª vez, em um espaço de exposição de produtos autorais cheios de conceito. Nos dias 25 e 26 de agosto, o centro de compras promove, em parceria com a Casa Viva, mais uma edição do Parada Criativa. O hall do piso L3 do mall vai se transformar numa verdadeira vitrine de novos talentos.
Durante o evento, 16 pequenos empreendedores criativos apresentarão seus trabalhos. Será possível conferir e adquirir produtos da Amora Craft Decor , Bazar das Plantas, Bela Bordadeira, Clubitshirt, Coisar, Cria Moda e Identidade, Franciola Estúdio, Jake Cabacinhas, Kitsnyume, Laia Studio, Luz de Girassol Ateliê, Menina dos Olhos, Nous, Okira Perfumaria e Cosméticos Naturais, Varanda 301 e Vibrando em Linhas. Entre os itens diferenciados estão artigos para decoração, banho, acessórios de moda e para casa, plantas ornamentais, terrários, caderninhos personalizados, ilustrações personalizadas, artesanato de cabaça, mandalas, entre outras dezenas de produtos, tudo feito à mão.
“Nossa cidade tem um cenário criativo forte. O papel da Parada Criativa é apresentar novos talentos e abrir portas, além de proporcionar a oportunidade de os produtores compartilharem experiências e firmarem parcerias”, explica Vívian Lima, coordenadora da Casa Viva e curadora da mostra.
Para Eduardo Cavalcanti, que participa pela quarta vez da Parada Criativa com a sua Varanda 301, especializada em terrários, o evento é uma forma de ser conhecido e conhecer o público. “O fluxo de pessoas que visitam os estandes é enorme e nos ajuda a ter interação direta com os clientes que, muitas vezes, só conhecemos via internet”, comenta. Para o fotógrafo, que começou a fazer terrários como um hobby há dois anos para ficar acordado de madrugada tomando conta do filho então recém-nascido, o evento gerou frutos inesperados. “A brincadeira virou negócio”, ressalta. Atualmente ele conta com dois funcionários que montam os terrários em um ambiente alugado especialmente para a atividade. Em breve, ele abrirá um ateliê na Zona Norte para exibir e comercializar a produção.
Com o objetivo de dar visibilidade a sua marca, a Amora Craft Decor participa pela primeira vez da Parada Criativa. A marca surgiu há três anos e comercializa almofadas de nó, quadros, flâmulas, luminárias, entre outros produtos fofos, todos feitos à mão. “Vendemos e aceitamos encomendas dos nossos produtos via internet. Queremos ter contato direto e feedback imediato sobre o que estamos produzindo”, comentou a administradora e artesã Denise Amorim.
A Parada Criativa foi criada em conjunto pelo Plaza Shopping e a Casa Viva em 2016. A próxima edição está programada para os dias 29 e 30 de setembro. Confira, a seguir, o perfil dos empreendedores da 12ª edição.
Parada Criativa – Perfil dos empreendedores
Amora Craft Decor
@amoracraftdecor
Proprietária: Denise Amorim
A Amora Craft & Decor nasceu em 2015 com o intuito de levar mais alegria, cor e praticidade para a vida das pessoas, através de produtos exclusivos e personalizados. A marca tem fabricação própria de malas, nécessaires, quadros, nichos, luminárias, almofadas, agendas, planners e vários outros itens no mesmo segmento. Tudo é feito à mão, um a um e com muito carinho. Além dos produtos a pronta entrega, a marca também disponibiliza o serviço de personalização nos produtos já existentes ou na criação de novos, como lembrancinhas e brindes para diversos eventos.
Bazar das Plantas
@bazardasplantas
Proprietária: Níura Tenório
O Bazar das Plantas oferece novas tendências em plantstyling e serviço de hotel para plantas. Somos os pioneiros em kokedamas e cultura hidropônica de cactos no Recife. O nosso amor por plantas está impresso nos nossos terrários e arranjos com cactos, suculentas e plantas ornamentais.
Bela Bordadeira
@belabordadeira
Proprietária: Izabela Melo
Bordados de formas, dizeres, objetos e fotos em tela.
Clubitshirt
@clubitshirt
Proprietária: Emanuele Nogueira e Sandra Celestino
Camisetas em malha com estampas divertidas e diferenciadas para todas as idades.
Coisar
@cooisar
Proprietária: Thiago Hollanda
Coisas para usar, levar, presentear, decorar, a marca recifense aposta em objetos decorativos de conceito leve, divertido e atemporal. A madeira é a principal matéria-prima na criação de quadros, flâmulas, relógios, bandejas, suportes e outros acessórios para casa. O processo preza pelo conceito slow, respeitando os cuidados do feito à mão e produção em pequena escala.
Cria Moda e Identidade
@cria_moda_e_identidade
Criadora: Janaína Dutra
A Cria Moda e Identidade é uma marca de acessórios de moda cheios de personalidade, peças únicas que brincam com cores e formas, tudo bem colorido e alegre, que tem como matéria prima a resina. A coleção Formas, homenagem a mulheres pernambucanas que de alguma forma contribuíram para o surgimento da marca.
Franciola Estúdio
@franciolaestudio
Designer: Mariana França
O Franciola Estúdio nasceu a mais ou menos um ano devido o amor pela encadernação de uma recém-formada em Design Gráfico. Inicialmente eram feitos apenas caderninhos como hobby para presentear amigos próximos e familliares. Incentivada pela alegria de receber um caderninho artesanal personalizado e pelos próprios recebedores, resolveu-se ampliar esse alcance e trazer essa alegria para mais pessoas. Assim, nasceu o Franciola Estúdio. Entre os produtos disponibilizados na Parada estão caderninhos com temas geek, tais como Harry Potter, How I Met Your Mother, Star Wars e Star Trek.
Jake Cabacinhas
@jakecabacinhas
Artesã: Jacqueline Vasconcelos
Há mais de 30 anos trabalhando com artesanato, Jacqueline Vasconcelos, conhecida como Jake Cabacinhas, faz da cabaça a matéria prima de santos, anjos, cozinheiros, cangaceiros e o que mais a imaginação permitir. Os trabalhos também são feitos em miniatura, em biscuit. Os preços das peças variam de R$15,00 a R$50,00, a depender do produto escolhido. Utilitárias ou simplesmente decorativas, as peças são feitas individualmente, com o cuidado e o afeto de quem se realiza preparando cada produto.
Kitsnyume
@kitsunyume
Proprietária: Juliana Soares
Ilustrações feitas à mão, personalizadas com muito carinho.
Laia Studio
@estudiolaia
Proprietário: Marcela Lobo e Luiza Pinto
Laia é um estúdio criativo fundado no final de 2016 e que produz acessórios conceituais e minimalistas. Durante um período de greve na Universidade Federal de Pernambuco, as estudantes, na época, de design usaram o tempo livre para criar acessórios utilizando restos de materiais do Fab Lab Recife. O projeto tornou-se uma marca e ela recebeu o nome de Laia, que remete a pessoas diferentes com os mesmos comportamentos e atitudes, pessoas “da mesma laia”. Em março de 2017, a marca lançou sua primeira coleção, Contraste, que apresenta a oposição de materiais da mesma natureza: transparente e leitoso, formas curvas e quinas. E posteriormente a coleção Enigma, que buscou desenvolver as peças tomando como referência a estética do Movimento Armorial, em especial as obras do gravurista Gilvan Samico. O diferencial da empresa é o uso da fabricação digital (corte a laser) e artesanal no desenvolvimento das peças feitas sob demanda, além da reutilização de sobras de acrílico, fato que torna a Laia uma marca sustentável, sem geração de resíduos.
Luz de Girassol Ateliê
@eliane.augusta.luz
Artesã: Elaine Augusta
A Luz de Girassol Ateliê ao longo do tempo se especializou em manualidades e costurices, até que nos apaixonamos por essa técnica de bordado associada a objetos de decoração e acessórios de moda. No Parada Criativa apresentamos a nossa primeira coleção de acessórios, com uma pegada vintage muito delicados e ao mesmo tempo, inovadores.
Menina dos Olhos
@meninadosolhos.loja
Produtora: Carol Frexeira
Moda autoral e artesanal. A história dessa menina é longa. Começou na década de 1980, com duas irmãs, de talento e ofício apre(e)ndidos em casa. E costuravam de tudo, desde vestidos em estilo indiano até bonecos de tecido com o nome de cada um dos seus filhos. Tempo vai, tempo vem, batizaram a marca de Casa de Ferreiro, conhecida por suas roupas e acessórios artesanais, com peças de muita autoria, ludicidade e carisma. E continuaram a história, repassando para filhas e sobrinhas essa arte antiga e envolvente, que mistura cores, estampas e texturas, tecendo desejos em formas. Acreditamos na manualidade. Acreditamos no algodão. Acreditamos em memória afetiva. Acreditamos em sustentabilidade (não é resíduo, é material de trabalho!). Acreditamos em feminilidade.
Nous
@siga_nous
Produtora: Janaína Vilas
A Nous Sabonetes Artesanais foi criada para proporcionar momentos rotina reservado
só para NÓS: descansar, entrar em contato com a natureza, fazer uma atividade física. Seus produtos – sais de banho, cremes esfoliantes e sabonetes – são produzidos para serem usados em momentos únicos, só nossos, em que cuidamos da nossa pele e também relaxamos a nossa mente. Todos os produtos NOUS são feitos à mão, um a um, com ingredientes selecionados para o cuidado e proteção do nosso corpo. E por que usar um sabonete artesanal? Porque, ao contrário dos sabonetes industrializados, são ricos em glicerina e muito mais cremosos, limpando e hidratando ao mesmo tempo.
Okira Perfumaria e Cosméticos Naturais
@okirabrasil
Proprietário: Heather Ridout
Empresa local e independente, com sede em Olinda. Os produtos são feitos com toques artesanais que celebram a riqueza da cultura local e incluem mel de origem orgânica fornecido por apicultores familiares do Sertão pernambucano. As fórmulas contém ingredientes naturais com ativos concentrados e poderosos incluindo óleos essenciais e mel puro da mata branca (a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro). Os produtos não levam corantes artificiais, parabenos, sulfatos ou óleo mineral.
Varanda 301
@varanda301
Produtor: Eduardo Cavalcanti
O Varanda301 nasceu no início de 2019 para passar o tempo, era um hobby do seu proprietário. Em pouco tempo, os terrários já haviam saído da varanda e estavam ocupando toda a sala. Os amigos visitavam e elogiavam até que um deles sugeriu que ele vendesse os mais de 80 que tinha pelo apartamento onde morava. Assim, ele decidiu levar os terrários para uma feira de artesanato no Plaza Shopping, a Parada Criativa, e então as pessoas foram conhecendo o seu trabalho. O Varanda 301 passou a participar de feiras, a comercializar a produção pela internet e a crescer, virando um negócio. Hoje, a empresa está montando um ateliê no bairro do Parnamirim para atender os clientes vendendo terrários via pronta entrega, bem como por encomenda.
Vibrando em Linhas
@vibrandoemlinhas
Proprietárias: Maria Helena e Flávia Lacet
Vibrando em linhas é uma produtora de afetos, leveza e alma, idealizada por duas mulheres Pernambucanas, Maria Helena e Flávia Lacet. Imprimem sua identidade e personalidade em uma produção artesanal, voltada para decoração e com objetivo de levar boas vibrações, através das linhas da geometria sagrada. Cada peça é feita à mão, com linhas, cordas e lãs, utilizando matéria-prima ecológica, tecendo memórias afetivas através de tramas de macramê, tear e mandala, respeitando o processo de criação, fazendo-as únicas em cada arte.