Acerte na alimentação para o verão - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Acerte na alimentação para o verão

Rafael Dantas

No verão, além de ingerir bastante líquido, é necessário seguir uma dieta balanceada. É nessa época que o nosso organismo perde mais água e sais minerais por meio do suor e, consequentemente, será necessário repor o que o nosso corpo perde ao longo do dia. Os líquidos são essenciais para manter o corpo hidratado. Água mineral, de coco e sucos de frutas favorecem o bom funcionamento dos rins e intestinos.

Para repor essas perdas, uma dieta equilibrada, além de muita água, são as recomendações. Temos que comer alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como as frutas e verduras, carboidratos integrais, como macaxeira, inhame, batata-doce e carnes, além de leite e seus derivados.

Agenda TGI

Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. A indisposição pode vir por alimentação inadequada, por pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.

No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração.

E durante o carnaval,
o que fazer?
Carnaval: época de festas, praia e calor. Período em que as temperaturas facilmente ultrapassam os 40ºC, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Aproveite o começo do ano e todo o verão de forma saudável e curta o que de melhor ele pode te oferecer.

• Procure ingerir bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além de frutas.

• Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado: invista em abacaxi, pera, melancia, melão, uvas.

• Evite comprar alimentos comercializados: espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol, que podem estar contaminados e ocasionar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas em copos ou garrafas e picolés.

• Não esqueça suas metas! Aproveite o início de um novo ano para revê-las e o que você precisa mudar para alcançá-las.


SUCO ROSA

Receita:
• 6 laranjas grandes
• 1 beterraba grande
• 1 cenoura grande

Preparo:
Passar a beterraba e a cenoura na centrífuga. Misturar o restante com o suco das laranjas.

.

*Por Sylvia Lobo, nutricionista da Prodieta. Assina a coluna Gostoso & Saudável, da Algomais Saúde

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon