Ação promovida pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (Foto: Wagner Ramos – PCR)
As comemorações da Secretaria da Mulher em celebração ao Dia Internacional da Mulher para o mês de março continuam a todo vapor. Em colaboração com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife foi revelado um novo mural artístico na fachada da Casa Empodera Mulher, localizada no bairro de Santo Amaro. Sob o tema “Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, Futuro de Igualdade”, a Prefeitura está realizando diversas atividades ao longo do mês de março, todas voltadas para fortalecer a autonomia financeira das mulheres e prevenir e combater a violência contra elas. Para acompanhar a programação completa, basta acessar o Instagram da secretaria @secmulherecife.
Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife
“É muito bom poder receber, através da parceria com Inovação Urbana, essas duas artistas, que trouxeram arte e cor para a Casa Empodera, onde também está sediado o Conselho da Mulher. É uma arte para todas as mulheres do Recife. Além disso, durante todo o mês a secretaria vai realizar ações em todo o território, com parceria de outras secretarias. É um mês que temos muito o que comemorar. Foram muitos avanços tanto na área de prevenção e enfrentamento a violência como na área de fortalecimento sócio político e econômico das mulheres”.
Através do Programa Colorindo o Recife, promovido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, a fachada da casa passou por uma revitalização artística, abrangendo uma área de aproximadamente 100 m². A obra, concebida pelas artistas Miss e Mica, foi elaborada para refletir os princípios e valores defendidos no espaço, os quais promovem a autonomia e independência das mulheres, além de incentivar o empreendedorismo feminino.
Miss, artista
“O mural buscou trazer o conceito da importância da luta feminista interseccional na construção ativa das mulheres e pessoas alinhadas ao feminino, através do movimento e agrupamento de personas femininas marchando em uma direção. Todas, dentro de suas pluralidades e diversas formas de mulheridade, sem etarismos, se juntam por um objetivo comum: a liberdade”
“Já o mural da artista Micaela Almeida, intitulado “”Mulher em Retomada de Si”, retratou a busca da mulher por si mesma, o autoempoderamento e a busca pela liberdade, encapsulado pela célebre frase de Clarice Lispector: “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”.
Micaela Almeida, artista
“Como mulher e artista urbana, fico muito feliz que existam projetos de arte urbana que incluam mulheres, porque sabemos o quanto é difícil ser uma artista mulher neste meio. Existem muitos machismos ainda que precisamos enfrentar, muitas situações que tentam apagar nossa história e diminuir nosso trabalho. É uma potência muito grande trazer minha arte para essa casa que acolhe mulheres em diversas situações. Eu coloquei muita potência aqui nessa arte e espero que seja um símbolo de força e resistência para outras mulheres também”,