Cepe promove debate sobre universo HQ no FIG - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Cepe promove debate sobre universo HQ no FIG

Revista algomais

João Lin, um dos idealizadores da revista em quadrinho Ragu 8 e Ragu 9 será um dos debatedores do evento (Da Cepe Foto: Leopoldo Conrado Nunes)

História em quadrinho é o destaque da Companhia Editora de Pernambuco neste domingo (23/07), no 31º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece até o próximo dia 30, no Agreste do Estado. A programação começa às 15h, na Praça da Palavra Luís Jardim, com bate-papo sobre publicação e edição de revistas em HQ. E continua às 16h, na conversa sobre a ligação da escritora Clarice Lispector (1920-1977) com a cidade do Recife. A mediação é do jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. Pela manhã, no mesmo espaço, tem contação de história para crianças.

Agenda TGI

O artista visual João Lin, um dos idealizadores da revista em quadrinho Ragu 8 (Cepe, 2021) e Ragu 9 (Cepe, 2022), inicia o debate sobre o universo HQ na Praça da Palavra, o polo literário do FIG. “Pernambuco tem uma tradição forte no desenho e gravura e acredito que é principalmente daí que vem o nosso quadrinho. Como toda expressão/linguagem que se faz de forma independente, essa produção oscila muito, mas sempre com presença de novos autores/as. Falo apenas do quadrinho autoral que é minha praia”, declara João Lin.

Ao analisar a evolução da publicação local de HQ, ele afirma: “Com o boom das redes sociais também veio uma boa onda de autores/as novos/as. Hoje temos além dos autores independentes e da Ragu, que está nesse cenário há mais de 20 anos (também oscilante), um selo de quadrinhos - o Cepe HQ, que dá um fôlego a mais nesse cenário. Muito importante que os recursos públicos possam estimular essa produção independente seja pelas leis de incentivo ou por uma editora do Estado, nisso Pernambuco está na frente de outros estados.”

No segundo momento, a jornalista Clarice Hoffmann e o ilustrador Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), conversam com o público sobre a produção do livro e a relação de Clarice Lispector com o Recife, onde a escritora ucraniana naturalizada brasileira passou a infância e parte da adolescência. “Clarice se dizia pernambucana”, observa a jornalista, que levou para o texto da HQ o tempo verbal e o arco narrativo que a escritora costumava usar em seus contos. Com desenhos primorosos, Greg transporta para o livro o Recife de Clarice Lispector.

Localizada na Praça Souto Filho, a Praça da Palavra Luís Jardim é um espaço organizado com palco, estande e área de convivência destinada a debates, recitais, lançamento de livros e contação de histórias, entre outras atividades. Abre todos os dias das 9h às 21h, com atividades a partir das 10h. No último fim de semana (29 e 30/07) haverá apresentação da fotobiografia de Sonia Braga, oficina do projeto Galeria Reciclada da Cepe e bate-papo sobre literatura em Garanhuns. A Cepe é uma das patrocinadoras do Festival de Inverno e, este ano, a livraria da Editora no FIG leva o nome do escritor garanhuense Helder Herik.

Programação da Cepe Editora na Praça da Palavra 

Sábado - 22/07

Homenagem a Miró da Muribeca


10h às 11h - Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 17h - Workshop “Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras”, com o escritor e editor Wellington de Melo.

17h às 18h - Mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.

Domingo - 23/07

10h às 17h - Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 16h - Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin (um dos autores das HQs Ragu 8 - Cepe, 2021 e Ragu 9 - Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.

16h às 17h - Bate-papo com Clarice Hoffmann e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.

Sábado - 29/07

15 às 16h - Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Domingo - 30/07

10 às 11h - Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 17h - Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).

16h às 17h - Bate-papo “Fazer literatura a partir de Garanhuns” com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Ações paralelas à Praça da Palavra:

Projeto Caixa de Leitura - Doações de livros para bibliotecas e Organizações não Governamentais (ONGs) de Garanhuns.

Ação colaborativa dos projetos Livros nas Praças (Cepe Editora) e Livros Livres (Secult-PE/Fundarpe) - Distribuição de livros em praças públicas e ruas de Garanhuns.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon